quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RPSP-Provérbios 18


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 18
Comentários de:  David A. Steen
Meus pais me deram o nome de David, que significa amado. Deram-me o nome do meio de Arthur, que significa força. E meu último nome é o nome da família Steen, derivado do nome Steven, o qual significa coroa. Eu também tenho vários outros nomes que a minha família me dá como: querido, professor, pai, papu (avô), e mesmo bisavô, etc. Alguns nomes descrevem o meu papel na vida e alguns descrevem características que eu tenho, quero ter ou características que meus pais gostariam que eu tivesse.
Nomes são muito importantes. Ao começar uma amizade, você primeiro procura descobrir o nome da pessoa e pronunciá-lo corretamente.

Deus também tem diversos nomes que descrevem o Seu caráter. Seu nome está acima de todos os nomes . “Louvem todos o nome do SENHOR, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus” Salmo 148:13, NVI. Alguns de Seus nomes são: Elohim (Deus) , El Shaddai (Senhor Deus Todo-Poderoso), Adonai (Senhor e Mestre), Jehovah Shalom (O Senhor é paz), Jehovah Jireh (O Senhor proverá), etc.

No monte Sinai o Senhor se aproximou de Moisés e se revelou a ele. Somente podemos imaginar a cena relatada em Êxodo 34, porque Moisés recebeu a ordem de subir o monte sozinho. Lemos: “E passou diante de Moisés, proclamando: ‘Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado…’ ” (Êxodo 34:6-7, NVI). Surpreendente. Este é o meu Deus! Ele é tão maravilhoso! Seu caráter O torna santo e separado. É por isso que na oração do Senhor somos instruídos a dizer: “Santificado seja o Seu nome”. O nome de Deus é tão sagrado que nunca devemos tomar o Seu nome em vão (Neemias 9:5-37).

Em Provérbios 18:10 lemos que “O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros” (NVI). Que poder existe no nome do Senhor! ” Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso” O Desejado de Todas as Nações, p. 130.

“Senhor, que eu traga honra e glória ao Seu santo nome hoje. Proteja-me na torre forte de refúgio do Seu poderoso nome. Amém”.

David A. Steen

Andrews University

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...