domingo, 26 de janeiro de 2014

RPSP-Provérbios 22


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 22
Comentários de:  Susan Marcellino
Muitas pessoas acreditam ser importante se esforçarem para alcançar sucesso e riqueza. No entanto, Provérbios 22 nos aconselha que é mais importante ter um bom nome do que grandes riquezas.

Este capítulo nos ensina como construir um bom nome – não para a auto-glorificação, mas para a glória de Deus. O verso 4 explica como alcançar o verdadeiro sucesso: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” (NVI).

Deus concede bênçãos específicas àqueles que preferem um bom nome a grandes riquezas! Observe como:
Generosidade: Quem é generoso será abençoado (v. 9).
Humildade: Quem ama a sinceridade e sabe se expressar agradavelmente, terá a amizade do rei (v. 11).
Riqueza e Honra: Um homem que faça muito bem o seu trabalho será chamado a trabalhar para os reis (v. 29).
De acordo com os versículos 17-21, tornamo-nos equipados para viver bem ao entesourarmos o conhecimento em nosso coração e aplicarmos a sabedoria de Deus aos nossos lábios. Assim, nossa confiança no Senhor torna-se fortificada.

As admoestações sábias deste capítulo também advertem contra as escolhas erradas e suas conseqüências. Deus bondosamente nos incentiva na direção certa e nos indica as àreas de perigo:
Tempos difíceis: O perverso terá espinhos e armadilhas em seu caminho (v. 5).
Tristeza: Quem semeia a iniqüidade colherá tristeza (v. 8).
Problemas financeiros: Quem oprime ao pobre para enriquecer-se, e aquele que dá ao rico, ficarão pobres e passarão necessidade (v. 16).

Em última análise, cada pessoa que vive neste mundo escolhe correr atrás das riquezas ou atrás de um bom nome. Aqueles que escolhem buscar um bom nome acima da busca pelas riquezas experimentarão as bênçãos de Deus. Qual será a sua escolha hoje?

Querido Deus, por favor me ajude a fazer as escolhas certas hoje e buscar um bom nome, não para obter vantagens pessoais egoístas, mas para experimentar a alegria da Tua companhia, o bem do meu próximo e para honra e glória do Teu reino. Amém.

Susan Marcellino
Hope Channel, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...