quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

RPSP-Provérbios 26


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 26
Comentários de:  John Huynh
Provérbios 26:18-19 diz: “Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: ‘Eu estava só brincando!’ ” (NVI).

A lição que podemos aprender com este versículo é que as palavras têm a capacidade de ferir. Davi conhecia o poder para o bem e para o mal das palavras quando orou: “Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios” (Salmo 141:3 NVI). Seu filho Salomão também disse: “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento” (Provérbios 21:23 NVI).

O que Davi e Salomão quiseram nos dizer é que temos que ter cuidado com nossas palavras; até mesmo os reis precisam escolhê-las cuidadosamente. Através de suas experiências pessoais, Davi e Salomão devem ter entendido o quanto as palavras podem levar as pessoas a ficarem a favor ou contra eles.

Quando Davi estava fugindo de Saul, certamente utilizou palavras de incentivo ao seu pequeno grupo de seguidores fiéis. Palavras motivadoras também devem ter sido fundamentais para que seus homens vencessem a batalha contra o exército de Absalão.

Antes de falar, peçamos, em oração, a Deus, que nos ajude a falar bem. Uma boa prática é perguntar sempre: “Minhas palavras edificarão ou derrubarão as pessoas? 

Fale hoje palavras de amor que construam nos outros cidadãos para o reino de Deus.

Senhor, o que Davi e Salomão disseram é tão verdadeiro! As palavras podem ferir ou construir. Por favor me ajude hoje e todos os dias a ser cuidadoso com o que digo e como digo. Amém.

John Huynh
Hope Channel, USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...