terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sábias orientações-Provérbios 17


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 17
Sábias orientações para a vida
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
“É melhor comer um pedaço de pão com água em paz que ter um banquete no meio de brigas”. Assim inicia a série de frases de sabedoria no capítulo 17 do livro bíblico chamado Provérbios. Este capítulo de sabedoria revela a tolice de quem ama o pecado. Por mais interessante que seja o pecado, ele não passa de ilusão fantasiosa que traz sofrimento, confusão e destruição. Assim o sábio afirma que, “Os maus só procuram confusão e não perdem por esperar: eles a encontrarão” (v. 11). Portanto, quem é causador de confusão é amante do pecado e casado com os problemas, onde ele vai ele revela que ama mais a confusão que a Deus e as pessoas (v. 19). Amigo, tem muita coisa boa neste capítulo e não quero te prender com textos longos que podem te enfadar e te afastar da sabedoria que te trará grande satisfação ao coração. Por isso não discorrerei sobre todos os sábios ensinamentos deste capítulo, mas apenas alguns para te impressionar e impulsionar para você mesmo refletir nos demais. Se assim você fizer, tua vida não será mais a mesma. Claro: você poderá ser sábio! Então faça isso todos os dias e serás cada dia mais feliz! Há orientações sobre amizade, saúde, alegria e muito mais... veja com atenção...

O objetivo da sabedoria não é por o selo de aprovação no comportamento humano. Pelo contrário, ela transforma o comportamento e ensina a pessoa a ser feliz em cada fase e situação da vida. Assim, o caminho da paciência e do perdão leva à solução de muitos problemas que de outra forma não havia nenhuma esperança. Por isso, abra a Bíblia em Provérbios 17, estude-o e aplique seus preciosos princípios a tua vida. Veja alguns:
1. O sábio diz que é melhor encontrar uma ursa roubada dos filhos, que está brava, é forte e violenta, do que encontrar alguém sem juízo, ocupado em sua ignorância. “É melhor encontrar uma ursa que teve os filhotes roubados que um insensato em sua loucura” (v. 12). As palavras do insensato são armadilhas destrutivas.
2. O tolo que conquistar a sabedoria sem saber usá-la, a usará para o mal. “O que é isso? O insensato saiu para comprar sabedoria? De nada adianta! Ele não sabe o que fazer com ela!” (v. 16). Muitos usam a sabedoria para malandragens. Outros a usam para humilhar aos outros. Mesmo possuindo a sabedoria o insensato faz tolices e loucuras; é a sabedoria que deve possuir a pessoa!
3. Tem pessoas que atraem problemas e provocam conflitos em todo lugar: em casa, na igreja, no trabalho e no esporte. Provocar confusão é o resultado do pecado, pecado mesmo é a independência de Deus, chamado de orgulho ou arrogância: “Quem namora o pecado se casa com a confusão; e quem deixa a arrogância subir à cabeça faz um convite à destruição” (v. 19). O sábio sabe ficar longe do pecado!

Toda pessoa que fala sem refletir revela loucura, o que tem língua solta vive longe da sabedoria e sempre causa problemas: “Quem sabe muito fala pouco; quem é sensato sabe manter a calma. Até mesmo os ignorantes passam por sábios quando fecham a boca; quem sabe ficar calado passa-se por inteligente” (Provérbios 17:27-28). É preciso vigiar as palavras e vigiar os pensamentos para não ser tachado de ignorante e insensato pelo próprio Deus que examina até nosso interior (vs. 1-5). Deixe a sabedoria te instruir a fim de que a tolice fique longe de você desde hoje e para sempre. Ore a Deus neste momento: “Senhor Deus do Universo, graças de dou pelas sábias palavras práticas em Provérbios 17. Tem muitos pontos ali que nunca vivi em minha vida, não sei nem como é o resultado de aplicar a minha vida tais princípios de sabedoria, mas em nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo Te peço que me dês sabedoria, forças e capacidade celestial para não ignorar a nenhum deles, pois se eu fizer, serei considerado ignorante por saber e não fizer nada para vivê-los. Entrego tudo o que sou a fim de ser moldado por Tua sabedoria. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...