sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cantares 6

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Cânticos dos Cânticos 6
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Creio diferente dos demais que dizem que “beleza não se põe na mesa”. É certo que antes de saber se é palatável uma comida, observamos se ela é atraente. Isso também acontece nos relacionamentos. Primeiro se olha a beleza, para então aproximar e conhecer melhor a pessoa. A beleza é uma característica que Deus colocou em tudo o que criou e nos deu capacidade de discerni-la e apreciá-la, inclusive em cada traço humano. Por isso o livro de Cantares louva a beleza que o maravilhoso Deus criou nas pessoas, a qual é destacada pelo cônjuge apaixonado. (Ah! Só mais duas coisas antes de prosseguirmos nos ensinamentos de Cantares 6: Velhice não é sinônimo de fim da beleza, e, cada pessoa tem uma percepção diferente de beleza – ainda bem!). Continuemos:

1. Ao meditar no texto de hoje aprendi que ao viver o amor, não é bom economizar elogios e nunca permitir que a crítica apareça;

2. Disse Paul R. House comentando esse capítulo que “parte da satisfação de longo prazo depende de exaltar a pessoa amada e merecer a exaltação dela”.

Ao ler Cantares 6 os elogios de Salomão à Sulamita podem parecer exagerados, como se o cônjuge não tivesse nenhum defeito; na verdade, olhos cheios de amor só veem motivos para o louvor das qualidades do cônjuge. O amor não é cego, surdo e mudo; ele é sincero, puro e divino. Ele não denigre a quem ama, ele fortalece e restaura a quem ama. Além de sincero, ele é fiel. Paul R. House alega que “o pleno envolvimento com o cônjuge fará desenvolver plenamente o amor sincero e eterno que não haverá espaço para tentações sexuais passageiras que destroem o amor”. Amar de verdade faz bem, é bom e evita muitos males; pois o amor verdadeiro luta pelo compromisso íntegro e verdadeiro. O amor verdadeiro é eterno, por isso ele promove uma união duradoura. O amor verdadeiro vem do Céu, diretamente do trono divino; para isso é preciso buscar a Deus, o Ser divino que tem a disposição o amor que não existe em nenhum outro lugar. O amor verdadeiro não nasce naturalmente no coração humano, ele nasce naturalmente no coração divino, por isso o amor verdadeiro é divino. Esse tipo de amor está escasso, não porque Deus não queira nos dar, mas porque os seres humanos não se dispõem a buscá-lo como deveria. Busque-o e verás que ele existe, é real e acessível!

O que mais me impacta em Cantares 6 é que o amor atrai, leva ao compromisso sério e aposta na união permanente. O casal que ama não só planeja o futuro junto, mas caminha unido na mesma direção. E juntos, os cônjuges não criticam nem acusam ou brigam; pelo contrário, há elogios, galanteios e palavras amorosas – Como falta entre os casais este tipo de amor; o problema é que muitos não buscam ao Senhor que oferece tal amor! Leia cuidadosa e meditativamente cada linha poética das canções contidas em Cantares 6, faça do texto um espelho ou um sonho, um ponto em que você idealiza para tua vida. Então clame ao Senhor: “Amoroso Deus, salva-me de mim mesmo; salva o meu casamento, salva a minha família; salva os casamentos de minha igreja; salva os casamentos de minha comunidade. Faz-me ser o amor em pessoa onde quer que eu esteja. Ajuda-me a elogiar tão bem como os amantes de Cantares 6 que não economizam elogios, mas esbanja-os. Ajuda-me a amar conforme a tua vontade, de acordo com a Tua Palavra. Em nome de Jesus, amém!” Após meditar nestas palavras, te desejo um maravilhoso, feliz e abençoado dia de sábado!


Leia mais : Reascenda a chama do amor em teu casamento em:


Curta e compartilhe:


Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...