sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

É preciso sabedoria-Eclesiastes 10


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Eclesiastes 10
É preciso sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Leia hoje com milhares de pessoas Eclesiastes 10 e tire lições preciosas e práticas para a tua vida. Neste capítulo destaca-se as seguintes lições de vida:
1.O líder pode fazer algo bonito tornar-se feio e nojento se houver nele apenas um pouco de tolice (v. 1).
2. A quem falta sabedoria, o desviar-se do caminho é normal, tornando-se para muita gente um incômodo, pervertido e vagaroso (vs. 2-3).
3. A calma desfaz grandes erros, inclusive em um governo corrupto (v. 4).
4. Os líderes insensatos aproveitam injustamente de sua posição: Nem todo líder é sábio (vs. 5-7).
5. Ao enfrentar situações difíceis, a sabedoria atrai o êxito (vs. 8-10), as palavras insensatas atraem desgraças (vs. 11-15).
6. Há grande diferença entre a liderança sábia e a liderança insensata até mesmo ao alimentar-se (vs. 16-19).
7. Cuidado com as palavras, nunca pense nem fale mal de ninguém, nem mesmo do insensato (v. 20).
O que vais fazer com estes ensinamentos? Como vais encarar estas verdades? Aceitá-las ou ignorá-las depende de você e revelará o quanto você aprecia a sabedoria!

A esta altura, do livro de Eclesiastes já aprendemos que a vida, a felicidade e a satisfação do coração humano não consistem nos bens que é possível possuir ou no acúmulo de informações ou conhecimento e nem em viver o prazer deste mundo por mais intenso que seja. Até aqui o livro demonstrou que o único que pode satisfazer plenamente o coração e a alma humana é o Senhor do Universo. É preciso sabedoria nesta vida para evitar o caminho da perca de tempo e da plena loucura (Eclesiastes 10:1-6). É verdade que nem todo governador, líder ou rico é sábio; às vezes estes podem até exaltar a loucura, a imoralidade e a perversão (vs. 5-7). Entretanto, é verdade que o sábio aprende a lidar com tudo isso a fim de não ser tão prejudicado quanto o prejuízo oriundo da insensatez (v. 20); pois, há consequências desastrosas em cada atitude insensata (vs. 8-10, 20). Além disso, é preciso cuidar do que fala até mesmo da pessoa imoral, pois ela não pensará duas vezes em fazer o mal para destruir quem falou mal dela (vs. 11-14). É triste, mas a realidade revela que onde há falta de sabedoria, os bons sofrem; quando a insensatez reina com os governadores, o país inteiro padece (vs. 16-19). Seja sábio, busque a sabedoria!

Veja a vida com outros olhos. Saiba que muitas coisas que acontecem de bom ou ruim em tua vida depende de você. Abra a Bíblia em Eclesiastes 10, leia-o e aplique a sabedoria a tua vida. É possível viver com sabedoria e evitar muitos males na vida (vs. 2, 4, 12, 17, 20). A questão é onde encontrá-la! Muita gente morreu procurando por ela. Outros arruinaram a vida em caminhos cheios de ilusão. Para que isso não te aconteça, não perca os dois últimos capítulos de Eclesiastes... Por enquanto, medite nas sábias palavras de Eclesiastes 10, anseie ardentemente pela sabedoria, clame por ela e esteja disposto a desprezar a insensatez. Ore a Deus imediatamente: “Onipotente Deus, não me deixe viver a insensatez. Não me deixe desperdiçar a minha vida em coisas que não edificam e nem satisfazem. Não me deixe falar palavras insensatas que provocam destruição minha e dos outros. Ensina-me a experimentar na prática as sábias instruções descritas em Eclesiastes 10. Não me deixe desviar nem para a direita e nem para a esquerda. Converte-me numa pessoa sábia não só para evitar muitas desgraças, mas para render-Te graças pela sabedoria exposta hoje para mim. Liberta-me de mim mesmo e de minhas convicções enganosas. Coloca-me no caminho certo, da vida, do amor, da alegria e da felicidade. Em nome de Jesus, amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...