quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eclesiastes 1


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Eclesiastes 1

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A forma em que muita gente vive a vida pode ser comparada a uma bolha de sabão, que de repente é formada, existe, é levada para qualquer lugar e de repente, estoura e não sobra nada. Por dentro é tudo vazio, como o coração de muita gente. Por isso é levada pelo vento, e enquanto existe oferece um certo tipo de encanto, mas depois que estoura, passa sem deixar nada – é assim que o sábio escritor inspirado abre seu livro sagrado intitulado Eclesiastes. Leia dando atenção a cada detalhe seu primeiro capítulo, medite e reflita em cada frase. Ele apresenta que tudo é vaidade de vaidade. Porém, se você quer ir além do que sobra de uma bolha de sabão depois que se desfaz, convido você a meditar, refletir, analisar e pensar sobre a vida com um valor maior que uma simples bolha de sabão, estudando o livro de Eclesiastes durante os próximos doze dias, começando hoje. Você topa? Antes de você continuar, é preciso que você saiba que o autor é muito franco, ele tem um objetivo que ficará bem claro no último capítulo; entretanto, antes de chegar lá você precisa ir passo a passo, capítulo por capítulo e assim, se você permitir ser conduzido e guiado pelas palavras do mestre sábio, certamente a tua vida ganhará um sentido nunca visto antes.

Eclesiastes, o pregador, escreve frases profundas que formam um livro de apologética, em defesa da vida; ele escreve a um público geral, cuja visão é limitada pelos horizontes deste mundo; ele se aproxima das pessoas em seu próprio mundo e tenta abrir-lhe os olhos e a mente para a inerente vaidade da vida que levam. Desta forma, seu livro, além de ser uma exortação ao secularismo e à religião secularizada, é uma excelente e didática forma de evangelismo público. Leia com atenção e oração Eclesiastes 1. Cuidadosamente o autor faz uso da retórica, apresentando todos os possíveis caminhos da felicidade existentes no mundo, para então concluir que TUDO não passa de NADA! Quanto mais aprende, pior fica (vs. 17-18); talvez seja por isso que muitas pessoas preferem ficar na ignorância; talvez seja mais confortável apegar-se a ideias mesquinhas da vida sem refletir fundo em suas implicações... pode ser isso que leva as pessoas a viverem por instinto, sem pensar... deixa a vida me levar... Oh! vida vazia, sem sentido e sem rumo! Não tem coisa melhor? O livro de Eclesiastes, escrito de forma inteligente, cheio de sabedoria, irá revelar em cada capítulo segredos tanto positivos quanto negativos sobre a satisfação ou insatisfação da vida. Acompanhe!

O que é a vida? O que realmente importa na vida? Qual é a essência do viver? Num mundo de desordem, em que a história parece caminhar rumo ao caos, como encontrar significado na vida? O livro sapiencial de Eclesiastes é uma busca renhida pelo sentido da vida. Ao abrir esse livro inspirado, suas primeiras palavras são uma declaração do sábio rei Salomão de que tudo nesta vida é inútil, vazio e sem sentido (vs. 1-2). A afirmação desta tese levantada já no início do livro é amparada por comentários que indicam que a história (vs. 2-11) e a busca terrestre pela sabedoria não tem sentido algum (vs. 12-18). Seu primeiro capítulo apresenta a noção de que a vida não possui claramente um significado discernível. No verso 13, ele tenta convencer o leitor que a vida é uma árdua tarefa que os seres humanos têm que suportar. A vida é fútil, futilidade total. Pelo fato da vida ser fútil, as pessoas tentam dar sentido a ela com futilidades, prazeres vazios... e, para isso trabalham incansavelmente – isso é vaidade! Ore: "Senhor, para que minha vida adquira sentido e propósitos nobres dá-me discernimento para entender o livro sagrado de Eclesiastes. Para uma mente superficial como a minha tenho a tendência de tachá-lo como muito filosófico e incapaz de ser compreendido por mim, mas desde hoje, meditarei em cada capítulo a fim de saber o que queres transmitir a mim neste livro. Em nome de Jesus eu oro, amém!"


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...