quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O convite de Deus-Isaias 2


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 2
O convite de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Em Isaías 2 primariamente o tema principal se refere ao tempo em que Israel se converte e volta estabelecer-se na Palestina; mas, com uma visão evangélica neotestamentária, a profecia apocalíptica aponta para a segunda vinda do Messias, garantida pela primeira. Após a segunda vinda, Jerusalém se tornará o centro religioso do Universo, resultando na influência espontânea das nações para adorar e instruir-se na Lei e na Palavra de Deus (vs. 1-3). Quando Cristo fizer da Nova Jerusalém a Sua sede de governo Universal o resultado será a paz Universal, o grande conflito chegará ao fim definitivamente (v. 4) e todos andarão no caminho da luz (v. 5). Antes disso, Deus disse que irá limpar a Terra de toda a maldade; revelando, assim, a Sua autoridade sobre tudo, inclusive sobre Satanás e seus agentes (vs. 6-22). O princípio é claro, para que haja paz universal é preciso haver um julgamento universal. Para que o erro mundial seja condenado e eliminado é preciso um juízo mundial. Para que os lixos da maldade, da imoralidade, da perversidade e da injustiça sejam eliminados é necessário uma varredura total, e Deus passará um pente fino a fim de que nenhum mal escape da destruição fatal; só assim haverá salvação, paz, alegria, harmonia e purificação universal. Não há como fazer um jardim sem arrancar, tirar e queimar o mato para, então, plantar as flores.

O juízo divino é positivo, pois tudo o que Deus faz é bom, muito bom! Deus não erra; aliás, por ser perfeito em tudo, Ele nunca erra. Leia Isaías 2 e verifique que o julgamento iminente apresentado por Deus no passado deve surtir efeito positivo no presente. Os orgulhosos moradores do mundo devem rever suas atitudes antes que Deus julgue todas as nações com todas as suas cidades. Deus fará uma limpa total que resultará na purificação universal, somente desta forma, se concretizará o tão almejado sonho do coração humano pela paz mundial e Universal. Para que haja paz é necessário que exista harmonia, mas se o mal coabitar com o bem, o conflito continua; para isso Deus terá de eliminar o mal para sempre. O vírus do pecado terá de ser destruído. Não há mais o que fazer. De tudo o que poderia fazer, Deus já fez mais do que deveria, pois sendo gracioso e misericordioso Ele dá tempo e oportunidades que ninguém merecia. Portanto, dê atenção à profecia do texto em questão. Veja que da mesma forma que não há como passar verniz na depravação do mundo, não há como viver uma religião de formalidades e de aparências; nem como maquiar a alma para esconder imperfeições ou passar verniz no coração para camuflar sua corrupção. É preciso correr para a luz, mesmo contra a natureza carnal, a fim de encontrar Jesus, que morreu na cruz para nos dar, além do perdão, a purificação total.

A religiosidade genuinamente aceitável requer sinceridade, não fingimento; exige fidelidade e relacionamento com Deus, o Soberano do Universo; demanda abandono das trevas do pecado e busca pela luz da santidade. Por haverem diversas maneiras de buscar a Deus, sendo quase todas erradas, haverá um julgamento onde Deus analisará cada caso. Esse julgamento é positivo, pois ele trará salvação aos fieis (Isaías 2). Nos últimos dias Deus eliminará a adivinhação, o materialismo, a arrogância (orgulho) e a idolatria (religião falsa) de toda a Terra (vs. 6-22). Então, só o Deus Criador será adorado, conforme sempre teria de ter sido, mas nunca foi seguido; chegará o dia em que toda religião falsa deixará de existir e só o Deus verdadeiro será exaltado (v. 17). Deus quer purificar inteiramente nosso ser antes de purificar o mundo, pois quem não for purificado antes que o mundo será condenado com ele. Isaías 2 pode ser dividido em duas partes:
1. O Senhor promete uma esperança real ao fiéis: Esperança (vs. 1-5).
2. O Senhor promete acabar com o pecado dos infiéis: Desespero (vs. 6-22).
Para concluir, é bom saber que a mesma esperança prometida aos fiéis é o terror prometido aos infiéis. Esperança ou desespero, tudo depende de como encaramos a Deus e ao pecado. A maneira de encarar o futuro está unicamente baseada na minha forma de responder ao apelo de Deus. Ore a Deus: “Salva-me no presente do juízo iminente. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...