sábado, 15 de fevereiro de 2014

RPSP-Eclesiastes 11


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Eclesiastes 11
Comentários de:  Luis Martínez

Salomão, o autor de Eclesiastes, depois de viver momentos de prazer e dor, diz em sua velhice: Que vantagem obtemos da vida? Sua reflexão sobre a sua própria vida é a de todos os seres humanos que tentam compreender a realidade.

No capítulo 11 esta ênfase é encontrada no verso 5, onde lemos que o homem “não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas” (NVI).

No verso 6 Salomão compara nossas ações a sementes plantadas: “você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” (NVI). Além disso, no verso 8 , ele diz que “Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda. Lembre-se, porém, dos dias de trevas, pois serão muitos. Tudo o que está para vir não faz sentido” (NVI).

No verso 9, Salomão convida aqueles que são jovens a se alegrarem. Seguir os caminhos do coração não é errado em si mesmo, mas eles devem se lembrar que Deus os julgará por tudo o que fazem.

A mensagem para nós, hoje, é que utilizemos plenamente os dons e bênçãos que o Senhor nos deu. Desenvolvê-los o mais que possamos, empregá-los no serviço, compartilhando e distribuindo.

É um erro comum entre os homens pensar que tudo sairá conforme planejamos e desejamos. Deus nos chama a atenção, dizendo: “Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas” (v. 5 NVI).

Deus nos convida a nos humilharmos diante da majestade da Sua obra. Não devemos concentrar a nossa atenção sobre a adversidade e os obstáculos aparentes, enquanto temos a oportunidade de levar a cabo a Sua missão. Precisamos ver esses problemas como oportunidades para desenvolver a nossa fé (v. 1, 2, 4, 10).

Finalmente, Salomão faz uma chamado à juventude, para que esta “Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros”. A única maneira de se livrar da ansiedade e ira que temos em nossos corações é dar a vida para Jesus. Contemplar Jesus na cruz despertará em nós o amor por aqueles que nos ferem.

Devemos saber que as mãos de Deus governam tudo. Assim, devemos andar pela fé, sem questionar a sabedoria ou a bondade de Deus. Em Suas mãos encontramos segurança.

Querido Senhor, ajuda- me a andar pela fé, fazendo tudo o que puder na confiança do Seu amor e poder. Amém.

Luis Martínez
Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...