segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

RPSP-Provérbios 30


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 30
Comentários de:  Oleg Kostyuk

Quem conhece toda a verdade? Quem revela e esconde os segredos do mundo? Quem escolhe a quem será dada sabedoria e conhecimento? Somente Deus, é claro.

Muito frequentemente alguns cristãos se gabam de que eles têm “a verdade”, como um monopólio.

Sem dúvida, os cristãos têm uma vantagem, já que o próprio Jesus disse: “quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade “(João 16:13 NVI).

Mas o Espírito de Deus também é como o vento, você “não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (João 3:8 NVI). E é isso que se vê claramente nas Escrituras. Deus escolhe quem Ele quer: um rei pagão Ciro foi chamado de o “ungido” (Isaías 45:1); Rute, uma não judia, se tornou a bisavó de Davi, e a genealogia de Jesus Cristo inclui quatro mulheres não judias (Mt 1). Repetidas vezes, a Bíblia afirma que todos os habitantes da Terra são filhos de Deus. Essa também é a mensagem de Provérbios.

Provérbios 30 contém ditados de Agur, um homem que vivia na região de Massá (Prov. 30:1 ARA). Não sabemos se era ou não Israelita, mas guiado pelo Espírito Santo escreveu os ditados, os quais foram incluídos no livro de Provérbios.

Embora um homem sábio, Agur reconhece a sua pequenez e exibe a sua humildade: “Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo” (v 3, NVI).

Provérbios 30:4 apresenta um enigma que termina com uma pergunta muito importante : “Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome…?” (NVI) O leitor sabe a resposta: é Deus. Ele é o único que concede a verdadeira sabedoria e entendimento. Ao permitir que Deus fale com você através do Seu Espírito, você obterá a verdadeira sabedoria que tantos procuram alcançar.

“Querido Senhor, Tu és o Deus do céu e da terra. És o doador da sabedoria e do entendimento. Mantenha-me perto de Ti e através de Teu Espírito Santo guia a minha vida e pensamentos. Preciso de Ti. Amém”.

Oleg Kostyuk
Hope Channel, EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...