domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sabedoria Dom de Deus-Provérbios 29


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 29
Sabedoria Dom de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
A sabedoria está acessível, todos podem tê-la! Ela é essencial à vida e traz prazer e felicidade a toda a família (Provérbios 29:1-14). Porém, como sair do caminho em que estamos para entrar no caminho da sabedoria? O próprio livro de sabedoria nos revela a resposta a esta pergunta:
1. “A disciplina sábia transmite sabedoria; adolescentes mimados envergonham os pais... Discipline seus filhos, e viverá feliz – eles darão a você alegria desmedida” (vs. 15, 17).
2. “Observe as pessoas que sempre falam antes de pensar – até os insensatos saem melhor que elas... As pessoas geniosas incitam a discórdia; o descontrolado instiga a confusão” (vs. 20, 22).
3. “O orgulho pode significar o seu fim; mas a humildade irá prepará-lo para as honras. O medo da opinião dos homens pode paralisar; a confiança no Eterno o protegerá disso” (vs. 23, 25).
A sabedoria precisa de disciplina, atenção às características de cada pessoa e o resultado do comportamento delas e humildade para ser ensinado pelo Senhor que sabe de todas as coisas. É simples assim, basta querer ser sábio e serás!


Se Provérbios capítulo 29 for lido com atenção tornará você rico em sabedoria. Ele inicia alertando a ter cuidado com a teimosia, pois ela geralmente é baseada numa premissa sem fundamento, odeia a disciplina e “num dia inesperado, verá sua vida desabar, mas será tarde demais para receber ajuda” (v. 1). Porém, “se você ama a sabedoria, alegrará a seus pais, mas se andar com prostitutas, perderá a confiança deles” (v. 3). É assim, a vida sempre apresenta dois caminhos: do sábio e do insensato. E, você decide qual dele trilhará: “Um grupo de céticos arrogantes pode perturbar uma cidade inteira; um grupo de sábios pode acalmar a população. O sábio que tenta dialogar com um insensato só consegue desprezo e sarcasmo com seu esforço... o insensato faz o que quer; o sábio pondera com calma” (vs. 8-9, 11). Até o final do capítulo, há um contraste entre o sábio/justo e o insensato/ímpio. O último verso diz: “Os justos não podem suportar o mal deliberado; os perversos não podem aceitar a bondade”. Há dois caminhos, o da insensatez e o da sabedoria. A sabedoria está com Deus que guia o pecador à justiça em seus atos; a insensatez está com os ignorantes, que preferem a opinião própria e a dos outros antes que a de Deus – qual deles você escolhe?

A sabedoria é um dom de Deus, e, a recebe quem tem comunhão com Ele. O dom é um presente, e Deus dará o dom da sabedoria àquele que vive em Sua presença. Portanto, nem todos os que querem podem ser sábios, embora Deus anseia que todos se relacionem com Ele, apenas algumas pessoas O buscam. Leia Provérbios 29. Preste atenção naquilo que você faz que se assemelha ao insensato, tolo e ímpio e peça para que Deus remova tais características de teu coração. Então, Ele te fará sábio! Para isso é preciso orar: “Senhor Deus que sabe todas as coisas, inclusive sabe se sou sábio ou não. A Ti eu oro para que me moldes, me transforme e me renoves a mente para que minhas atitudes sejam diferentes. Sou pecador, mas preciso que sejas o meu Salvador a fim de que me libertes da ignorância. As vezes pensei que sabia viver, mas já arruinei a minha vida; agora que meditei em Provérbios 29 quero que o Senhor me renove e me transforme à semelhança de Jesus. Amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...