quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vaidade-Eclesiastes 2


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Eclesiastes 2
Vaidade
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Onde você já buscou sentido para a vida? Qual é tua fonte de alegria e satisfação? Vale a pena? Melhora a vida? Aumenta o tempo de vida? Antes que você continue perdendo tempo, dinheiro e vida com coisas que lá na frente você verá que só resultaram em problemas, aflições, desgraças e morte, leia Eclesiastes 2; o autor já procurou a felicidade até o fim do caminho em que você está trilhando, mas não encontrou nada a não ser a morte. O rei Salomão, insatisfeito, decide procurar sentido para a vida em diferentes lugares e situações: Prazeres, sabedoria, trabalho e o conhecimento (vs. 1-11). Tudo foi cuidadosamente provado e avaliado, e, o resultado alcançado é que tanto o rico quanto o pobre e tanto o sábio quanto o louco morrem, assim, tudo isso é vaidade, inútil e sem capacidade de dar sentido à vida. Ele afirma que o trabalho é vão porque seus resultados são herdados pelo ignorante (vs. 18) e porque não traz descanso à mente descontente (v. 23). O rico e o bilionário têm as mesmas insatisfações, angústias e aflições que os pobres, miseráveis e incultos. Então, de que vale se matar de trabalhar para tentar viver se a vida continua a mesma canseira quanto a vida de qualquer outra pessoa?

Preste muita atenção aos seguintes pontos de Eclesiastes 2:

1. Prazer sensual, riquezas e luxos podem até produzir algum tipo de alegria, mas acompanhada de aflição, desgosto e angústia pior que antes (vs. 1-11).

2. Estudos, diplomas, intelectualidade e conhecimento adquirido em mestrado e doutorado pode até encher o coração humano de orgulho, mas não de prazer pleno e satisfação. Pois, embora é possível ver e viver além de um ignorante, tolo e bêbado ou drogado, na morte todos irão para o mesmo lugar (vs. 12-17).

3. Trabalhar, criar, inventar, descobrir, produzir fórmulas, remédios, descobrir curas de doenças, elaborar teses e projetos se torna inútil à vida de quem se esforçou, pois ao morrer tudo fica e sabe lá como será usado (vs. 18-23).

4. O único bem do ser humano é aproveitar bem os bens do presente: comer, beber e aquilo que a alma desejar e o dinheiro puder adquirir; e, o futuro? (vs. 24-26).

Abra os olhos, preste atenção, não seja tolo trilhando o caminho errado mesmo depois de saber que todo o caminho imaginado pelo ser humano que produz satisfação plena não passa de ilusão plena. Não perca tempo e dinheiro naquilo que já está provado que não vale a pena. Não seja teimoso para não sofras uma terrível decepção. Contra provas e fatos não há argumentos!

Leia Eclesiastes 2 e perceba que, o que você pensa que pode te dar felicidade, Salomão experimentou, se decepcionou e te contou a fim de que você não se decepcione como ele no final. Não se iluda e nem viva iludido. Morar na casa dos sonhos, plantar um belo jardim, fazer horta, ter riquezas, luxo, sabedoria, fazer festas, beber, trabalhar no que gosta, ser rei, ter fama, ouvir todo tipo de música e sentir todo tipo de prazer ou ir ao lado oposto, provar a loucura e os caminhos dela... Tudo isso Salomão fez para buscar a felicidade e foi até o fim para te contar que TUDO isso não passa de NADA. Então, não perca tempo tentando ser feliz ou buscando a satisfação onde Salomão só encontrou aflição. Não perca tempo com aquilo que está provado que é ilusão e traz aflição ao coração... Vamos continuar estudando Eclesiastes. Diga a Deus: “Eterno Criador, Senhor dos Céus e da Terra, Rei Soberano, a Ti eu me rendo! Estou atento àquilo que o Senhor almeja me revelar e me ensinar no livro de Eclesiastes; confesso ter gasto meu tempo em futilidades e banalidades, mas estou desejoso de saber o que é melhor do que aquilo que eu achava que era bom. Dá-me forças para continuar avançando no estudo e meditação deste livro interessante. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...