sexta-feira, 14 de março de 2014

Deus é ilimitado- Isaias 18


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Isaias 18
Deus é ilimitado
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Ah, se cada indivíduo de cada nação soubesse que o Deus de Israel é o Deus verdadeiro e real, que está presente em todo lugar e não tolera nenhuma forma de mal; mas que também não é cruel, que espera arrependimento de todos e está disposto a abençoar àqueles que O adoram de coração! Deus conhece o futuro antes de que ele vire presente; Ele informa detalhes como se já estivessem acontecido de tão claros que são. Leia Isaías 18. Tem apenas 7 versos. Medite em cada frase e palavra, ore ao Espírito Santo que o inspirou a fim de que te ajude a discernir o seu significado para a tua vida. Com os olhos neste texto em direção ao futuro é possível ver seu cumprimento na história. Os versos de 1 a 6 se cumpriram, provavelmente, quando os reis assírios Esaradon e Assubanípal conquistaram o Egito entre 671 e 663 a. C. O verso 7 pode ser visto na ida do tesoureiro de Candace, rainha dos etíopes, a adorar em Jerusalém que, ao voltar lia o livro do profeta Isaías, encontrou-se com o evangelista Filipe e foi batizado. Do seu testemunho no sul do Egito, uma igreja cristã sobrevivia ainda na Etiópia na época da reforma protestante – conta o historiador S. J. Swhantes. Ah! Se cada indivíduo tomasse consciência de que Deus é ilimitado à geografia e ao tempo e que se interessa pela salvação de cada nação!

Deus é impressionante! Ele está tão perto de quem está longe, que às vezes nos esquecemos de que Ele está em todo lugar, perto de todos, quando pensamos nas pessoas distantes de nós. De olho na teologia descobrimos preciosas verdades em Isaías 18:

1. Deus não é limitado à geografia, Ele é Deus de Israel, de toda a Terra e do Universo inteiro: A Etiópia, do ponto de vista de Israel, estava distante; mas Deus conhecia bem àquele povo tanto quanto conhecia Israel. Deus conhece você tão bem quanto me conhece (vs. 1-2).

2. Deus não é limitado ao tempo, Ele vê o futuro desde o passado: Enquanto a Etiópia se despontava impressionando as nações, não impressionou a Deus que já sabia que o poderio da dinastia etíope duraria pouco. Deus conhece a tua história antes mesmo de você entrar na história (vs. 3-6).

3. Deus tem interesse na salvação de pessoas, ainda que seu número seja quase insignificante: Deus nunca desprezou o resto, o qual Ele o identificou de remanescente; onde quer que tenha um grupinho de crentes, Ele vela por eles os quais respondem dando-Lhe presentes (v. 7). Quem se perder nunca poderá colocar a culpa em Deus!

Deus tem um povo, ainda que pequeno, espalhado em todas as nações; e, porque não também em todas as religiões? Abra a tua Bíblia, alimente a tua alma tirando preciosas lições para tua vida da profecia de Isaías em seu livro no capítulo 18. Esse capítulo contêm apenas 7 versos, mas tem muitas lições para serem observadas por indivíduos de toda nação ao redor do mundo. Ali se percebe que povo que ama o pecado, o mal e a imoralidade “cava a própria sepultura”; aliás, sem preocupar-se com sepultura, com Deus e o juízo morrem sem esperança, cujos cadáveres apodrecem em campo de batalha (vs. 1-6). Mas, aqueles que odeiam o pecado, servirão a Deus, levarão presentes a Ele em sinal de reverência e adoração (v. 7). Não importa de que nação ou qual a religião, quem quiser buscar ao Senhor, encontrará um Deus de amor disposto a perdoar, oferecendo salvação. Só se perderá aquele que não quiser saber de Deus e de Sua Palavra; pois, a semelhança do etíope em Atos 8 que tornou-se cristão após ler a Palavra e ser batizado por Filipe, cada pessoa do mundo inteiro poderia ter a mesma experiência extraordinária deste etíope. Se esse é o desejo de teu coração neste momento, ore ao Senhor: 

“Meu Deus, afasta de mim tudo o que me afasta de Ti. Aproxima-me de Tua Palavra a fim de buscar a Tua presença. Ajuda-me a odiar o mal e a amar o bem; cubra-me com a justiça de Cristo, meu Salvador a fim de que tenha acesso direto a Ti. Amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...