segunda-feira, 3 de março de 2014

Deus promete e cumpre- Isaias 7


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Isaias 7
Deus promete e cumpre
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O contexto de Isaías 7 é importante para o entendimento do texto. Ao tornar-se rei em Israel em 734 a.C. Acaz não andou nos caminhos de Deus. Ele revelou um comportamento alheio a Deus e a Sua Palavra oferecendo incenso ao deus Baal e sacrificou seus filhos aos ídolos. A sua volta os reis das nações Rezim, da Síria e Peca, de Samaria, se juntaram para pressionar Judá a unirem-se a eles contra a Assíria que se encontrava em campanha militar de expansão imperialista. Ao dizer “não” para estes reis, Acaz foi ameaçado de ser substituído por outro rei que seria um rei-fantoche comandado por eles (v. 6). Tomados de pavor, Acaz não confiou em Deus, pois sabia que não tinha forças contra seus oponentes; então apelou à Assíria. A cidade de Jerusalém foi cercada, mas os oponentes não conseguiram prevalecer contra ela (v. 1); nesse contexto Isaías entra em cena com uma mensagem de encorajamento. O profeta lembrou ao rei que só Deus é a fonte segura da vida, além de ser sua defesa e proteção. Deus havia ordenado a Isaías que fosse falar com o rei acompanhado do filho Sear-Jasube; esse ato já transmitia uma poderosa mensagem. Sendo que o nome Isaías significa “O Senhor salva” e Sear-Jasube significa “Um-resto-voltará”, a mensagem era de esperança: “Apesar da angústia do momento, um remanescente do povo voltaria” – assim, a promessa tratava da existência contínua de Israel como nação. Deus promete e cumpre!

O sinal de Deus é a maior prova de Sua providência e preocupação com todos, inclusive com incrédulos, ateus, revoltados e duvidosos como Acaz. Veja mais detalhes em Isaías 7. O sinal de Deus neste capítulo apontava para o Emanuel (v. 14); sinal este que oferecido ao rei que havia rejeitado pedir um sinal a Deus a fim de não comprometer-se com Ele. Esse sinal foi oferecido à geração de Acaz que não queria acreditar que Deus está no controle e protege aos que nEle confia. Desta forma, o sinal não poderia aguardar sete séculos até o nascimento de Jesus. No verso 16 revela que antes que o menino que nascesse de uma mulher prestes a se casar, chegasse à idade do discernimento moral (antes dos 12 anos de idade), os dois países (Síria e Samaria) deixariam de existir como reinos independentes. A Síria, de fato, foi conquistada e incorporada à Assíria no ano 734 a.C. e Samaria (Israel do Norte) teve igual sorte em 722 a.C.; deste modo, o rei Acaz e sua geração teve ocasião de presenciar estes dois acontecimentos. Ele faleceu somente no ano 716 a.C. O texto revela que é importante confiar em Deus e de nada adianta duvidar dEle ou ignorá-lO. Ele te ama e quer te alcançar, custe o que custar; como de fato custou: a morte de Seu filho, que futuramente cumpriu mais amplamente o sinal do Emanuel, Deus conosco (Mateus 1:22-23). A mensagem de Isaías 7 é que Deus quer estar conosco, ainda que não queiramos estar com Ele.


Antes de apresentar a mensagem principal em Isaías 7, o profeta alertou ao rei Acaz que o reino de Israel do Norte, cuja capital era Samaria, deixaria de existir evidenciando que toda pessoa que coloca sua confiança em homens e não em Deus vai dar de cara com a desilusão (vs. 8-9). É verdade que aquele que não confia em Deus, amargará a insegurança e a instabilidade sua e a dos outros; mas todo aquele que crê nas promessas divinas, desfrutará das bênçãos dessas promessas. Após isso tudo, Acaz foi incrédulo (vs. 10-25), mesmo assim Deus revelou-se misericordioso e fará um sinal de que Ele está no controle. A renúncia de Acaz de pedir um sinal demonstra que ele não queria comprometer-se com Deus; entretanto, ainda assim Deus quis comprometer-se com ele. Então Deus deu o sinal. As circunstâncias em torno da profecia do Emanuel, o sinal de Deus, exige um cumprimento específico e imediato ao tempo de Acaz, mas que também apontava para o futuro: O Messias. A nossa única e última esperança neste mundo de desespero é Jesus. “Senhor Deus, em meio à minha dor, angústia e aflição, quero que Tuas promessas aqueçam o meu coração trazendo alento a ele. Prefiro confiar em Ti antes que a qualquer pessoa. Em nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...