quinta-feira, 13 de março de 2014

Lições práticas-Isaias 17


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 17
Lições práticas
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Isaías 17 é um maravilhoso capítulo profético com grandes lições práticas para a vida. Leia-o em tua Bíblia e depois confira esta reflexão:

1. Deus permite tensões quando àqueles que creem nEle relaxam no compromisso com Ele, as quais são comparadas à forte sacudidura da oliveira em que sobra algumas azeitonas firmes nas pontas (vs. 1-7); às vezes, é preciso que Deus nos sacuda também para refletirmos sobre nossa vida espiritual.

2. Deus faz de tudo para desviar os olhos das pessoas das práticas materialistas e tradições religiosas que as impedem de reconhecê-lO como Criador. Ele quer que olhemos a Ele como Deus Santo que exige santidade (vs. 7-11). Às vezes é preciso despertar-nos de nossa letargia espiritual.

3. Deus sabe que barulho, gritaria, rugido e tantas coisas ensurdecedoras que se fazem em nome de Cristo não passam de vazio espiritual. A fim de que pessoas não sejam espalhadas pelo vento como poeira diante do tufão quando Deus se manifestar, os versos iniciais servem de alerta (vs. 1-11), e os finais são os resultados de quem não atentar ao alerta divino (vs. 12-14).
Idolatria, materialismo, rituais religiosos, tradições, transações comerciais, tudo isso podem ser iscas de Satanás para nos desviar de Deus. Desvie-se destas iscas para ficar com teu Criador e Salvador.

Isaías 17 tem sido o foco de futuristas e dispensacionalistas, os quais têm visto neste capítulo uma profecia prestes a cumprir-se literalmente nos dias atuais, na Síria. Todavia, David S. Dockery, declara que este “oráculo foi cumprido entre 732 e 721 a.C. quando os Assírios conquistaram tanto Arã como Israel tornando-os províncias”. D. L. Moody também contraria futuristas e dispensacionalistas dizendo que tal profecia indicava que Tiglate-Pileser deixaria “Damasco em um montão de ruínas em 732 A.C... A glória de Damasco seria removida junto com a Israel do Norte (que alcançaria tais alturas sob o governo de Jeroboão II, 782-753 A.C”. Entretanto, o que tudo isso tem a nos ensinar em pleno século XXI? Muita coisa, mas a principal é que devemos tomar extremo cuidado ao interpretar a Palavra de Deus a fim de não torná-la palavra de Palavra infalível a falíveis palavras de homens falhos e pecadores que vivem independentes de Deus. As profecias clássicas, como esta, que se referia especificamente ao povo de Israel no passado, tem muito a nos ensinar quando não forem utilizadas literalmente, pois seu cumprimento profético já passou; embora possa conter traços ampliados no Apocalipse e só podem ser interpretadas assim tendo o Apocalipse como base. Em fim, há mensagens espirituais nestas profecias, estude-as com fervor e oração!

Uma escrita inspirada é um texto importante, não pode ser ignorado. Como o Espírito Santo capacitou o profeta Isaías para escrever o texto localizado em seu livro no capítulo 17, deve ser considerado. Estudando sobre esse capítulo encontrei um livro do teólogo S. J. Schwantes que, comentando este capítulo, constata que “Israel é reprovado por se ter esquecido do Deus de sua salvação”; e, realmente, há no capítulo várias evidências desta triste constatação. Por exemplo, no verso 10 diz: “Tu te esqueceste do Deus de tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua salvação”. Agora pense, reflita... faça uma análise de nossa igreja no geral. Como estamos? O povo de Deus no passado se esqueceu dEle, e nós, povo de Deus da era moderna (ou pós-moderna), não estamos perdidos em nossa adoração? Não focamos mais o materialismo que as coisas espirituais? Não temos nós, também, nos esquecido de Deus em meio a tantas atividades e muitas delas religiosas? A verdade é que uma vida, por mais ativa ou religiosa que seja, sem relacionamento íntimo, genuíno e pleno com Cristo, é vazia. 

É tempo de buscar a Cristo e passar mais tempo com Ele. Diga-Lhe agora mesmo: “Senhor, não me deixes afastar-me de Ti jamais. Perdoe quando tenho me afastado. Preciso de Ti sempre e quero estar o dia todo ao Teu lado. Amém”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...