quarta-feira, 12 de março de 2014

Nação Orgulhosa-Isaias 16


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 16
Nação Orgulhosa
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Leia a profecia de Isaías em seu livro capítulo 16 e tire preciosíssimas lições da Bíblia para tua vida. Veja que Moabe seria devastada, pois seria julgada. Isso revela que o orgulho acaba em nada, após atrair terríveis sofrimentos, angústias e destruição ao orgulhoso e aos que convivem com ele. Tanto aos moabitas quanto a qualquer orgulhoso, a maneira de amenizar a dor que resulta do orgulho é buscando ao Senhor deixando que Ele tire todo entulho da alma (v. 1). O orgulho é o EU entulhado no trono do coração. O orgulhoso é aquele que tem excesso de confiança em si mesmo no falar e no realizar. Para ele, tudo o que ele faz é bom; ele é o centro, faz tudo certo – ele é o deus de sua vida. Tal comportamento leva o indivíduo a humilhar, insultar e menosprezar pessoas. O orgulho é o pecado que abre caminho para todos os outros tipos de pecado, acabando com ele se elimina os outros pecados também. Se o orgulho for substituído pela submissão ao Criador, o doador da vida transformará a situação de dor em momentos eternos de alegria, paz e felicidade. Basta experimentar!

A mensagem de Isaías 16 é destinada a uma nação orgulhosa: Moabe. O verso 6 declara: “Ouvimos falar do orgulho dos moabitas; sabemos que eles são um povo vaidoso e cheios de si, arrogante e convencido. Mas eles não têm nada do que se orgulhar”. Assim, o orgulho é complemento da ignorância. Pessoas se orgulham do nada, vaidade é a realidade do coração vazio, aparentam ser o que não são. Chegará o tempo em que elas se decepcionarão consigo mesmas. O verso 7 revela: “Por isso [por causa do orgulho], os moabitas vão chorar; todos eles vão gritar de tristeza quando lembrarem dos bolos de passas que costumavam oferecer ao ídolos...”. Se as pessoas soubessem o ridículo que é ser orgulhosa perante quem as conhece, por orgulho seriam humildes. Ser orgulhoso é ser ridículo, primeiro que se orgulhar de estar cheio de si, mas está totalmente vazio de Deus. Cheios de si é uma forma de esconder o vazio, a angústia e a insatisfação do coração. Humilhar aos outros traz um sentimento de superioridade a quem não é nada, mas esse sentimento é ilusório. Buscar religião ilusória é o caminho para muitos corações vazios, mas nada resolve (v. 12). Só Jesus pode satisfazer um coração vazio, mas nenhum orgulhoso se dispõe a entregar-se a Ele; a menos que abra mão do entulho do orgulho e se humilhe diante de Deus.

O povo de Deus, por mais que tenha sido humilhado pelas mãos de orgulhosos como os moabitas, deve demonstrar misericórdia, pois a situação desesperadora dos orgulhosos é como a de pássaros lançados fora do ninho (Isaías 16). Em vez de vingar-se, é necessário ajudar apresentando o evangelho, levando esperança e mostrando que a única segurança está em Jesus (vs. 2-4). Deus pode reverter qualquer situação, por pior que seja (vs. 8-14). Os orgulhosos pensam que todos têm de mudar para o mundo melhorar, inclusive Deus, mas eles nunca. Jesus é o Salvador do mundo, para isso Ele morreu na cruz, mas só se salva quem permitir que Ele assuma o trono do coração (v. 5). Ele deve ser Senhor de tudo: do tempo, do espaço, do intelecto, dos recursos e do corpo. Deixe o eu de lado e coloque Deus no centro de tua alma e terás verdadeira satisfação. Fale com Deus através de uma sincera e singela oração: “Justo e verdadeiro Deus, além de ser o Senhor do Universo quero que sejas o Senhor de minha vida. Tenho sido muito orgulhoso em não permitir que o Senhor me ajude e tenho sofrido muito e levado a muitos a sofrerem por isso, mas humildemente me submeto ao teu Filho Jesus Cristo e peço perdão de todo o meu coração. Me inclino, me rendo, me entrego a fim de que restaures o que o pecado do orgulho tem causado em minha vida. Amém!”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...