quarta-feira, 12 de março de 2014

RPSP- Isaias 16


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 16
Comentários de:  Koot van Wyk
Isaías tem mais a dizer sobre a punição que Deus traria aos moabitas, além do já mencionado no capítulo 15.  Informação adicional sobre este período em que os assírios causaram grande destruição é encontrada em 2 Reis 17 a 19, quando Oséias reinava em Samaria, o Reino do Norte de Israel, e Ezequias reinava sobre Judá, o reino do sul.

Deus, ao trazer julgamentos sobre Moabe, condena seu orgulho e arrogância (v. 6).

Quando Isaías menciona a palavra “destruidor ” (v. 4), ele não pensa somente nos assírios, ele a utiliza num contexto mais amplo do que daquele momento histórico. Ele tem em mente a Satanás e seus ajudantes, os impérios do mundo a quem ele usa.

Isaías nessa visão olha para o futuro e vê que “o opressor terá fim” (v. 4b). Ele vê que um juiz se assentaria no trono em busca de justiça e retidão (v. 5). Este é Jesus Cristo, o filho de Davi, o Messias. E além de assentar-se no trono que se baseia na verdade, também seria nosso advogado no Céu, buscando e fazendo justiça.

No verso 7 Isaías se volta para os juízos de Deus contra Moabe e para a agitação causada por Satanás entre as nações. Enquanto Isaías explica a punição de Moabe, que não teria mais colheitas nem mais cantos alegres (v. 7-8), mais uma vez ele olha para além das duras realidades deste mundo e enxerga as realidades do céu: o coração de Deus está sofrendo e Ele chora: “Pelo que prantearei … regarte-ei com as minhas lágrimas” (v. 9 ARA) porque “foram-se a alegria e a exultação” (v.10 NVI). Enquanto Satanás exulta com a destruição causada por ele, Deus lamenta pelo sofrimento dos impenintentes (v. 11). Esse é o Deus a quem servimos, um Deus amoroso que lamenta qualquer escolha errada, seja de pessoas do seu povo ou de outros povos.

A razão para toda essa triste realidade ao tempo de Isaías são os lugares altos para onde as pessoas iam adorar seus ídolos ao mesmo tempo em que ia ao santuário buscar a Deus em oração (v. 12). Deus, através de Isaías, diz que “o esplendor de Moabe e toda a sua grande população serão desprezados” (v. 14a NVI). Isto aconteceu quando o comandante do exército assírio veio para Ashdod e a tomou. Apenas um pequeno e fraco remanescente de Moabe seria deixado (verso 14b).

Querido Deus,
Moabe trouxe punição severa sobre si mesmo pelo seu orgulho e ódio e por causa de seu coração dividido. Senhor, ajuda-nos a enxergarmos como o Seu coração chora e derrama lágrimas por nossa causa, ao desejar e buscar nossa pureza e entrega completas. Que o Seu amor nos motive a isso. Amém.

Koot van Wyk
Coreia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...