sábado, 15 de março de 2014

RPSP-Isaias 19


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 19
Comentários de:  Koot van Wyk

Agora Isaías escreve sobre os eventos que ele viu a respeito do Egito. Contudo, o que ele menciona não pode ser associado a qualquer evento histórico das dinastias do Egito. Em nenhum ponto da história Deus veio “cavalgando uma nuvem ligeira” (v.1 ARA) para lidar com o Egito. Nem mesmo Moisés disse que a nuvem escura que se interpôs entre os israelitas e seus perseguidores egípcios era Deus cavalgando sobre uma nuvem. Montar sobre as nuvens é um termo geralmente associado com a Segunda Vinda de Cristo. O original hebraico diz que o Senhor “vem ao Egito” (v. 1b ARA), e não “está prestes” a vir para o Egito. Estes eventos são mostrados a Isaías em visão e ele descreve o que viu.

Próximo à Segunda Vinda de Cristo, o Senhor fará várias coisas, como mostrado em vários versos 4a, 12c, 14, 16, 17, 19, 20, 21, 22 e 25. Estes eventos nos levam não a um fato histórico como muitos pensam, mas para o “tempo do fim” e à Segunda Vinda de Cristo.

O Egito, Babilônia e Roma simbolizam na Bíblia os centros de oposição a  Jerusalém, a cidade de Deus. No tempo do fim, haverá egípcios contra egípcios (v. 2a), cidade contra cidade (v. 2c); divisão entre os detentores do poder. Eles recorrerão ao espiritismo (v. 3c-d). Deus entregará os egípcios nas mãos de Satanás, um mestre cruel/duro (v. 4), e forte (v. 4b). As águas do mar secarão (v. 5a), os canais de irrigação exalarão um cheiro forte, os braços do Nilo diminuirão (v. 6); pescadores lamentarão (v. 8); a indústria têxtil lamentará (v. 9), os grandes serão esmagados e os assalariados estarão em agonia (v. 10); os sábios conselheiros são tolos (v. 11), o que significa que toda a sabedoria do Egito não tem proveito nenhum (v. 12).

Estes não são eventos históricos referentes a humanos e refletindo confrontos entre impérios rivais. Este é o resultado da ação do Senhor dos Exércitos (v. 12c). Aqui, “exércitos” significam os Seus anjos que formam a nuvem que O acompanham quando Ele vier. Satanás levou o Egito ao erro através de seus ajudantes terrenos (v. 13, 14). “Naquele dia, os egípcios … tremerão e temerão ao levantar-se da mão do Senhor dos Exércitos, que Ele agitará contra eles (v.16 ARA).

Isaías então mostra o momento em que o Espírito do Senhor é derramado e a “terra de Judá” (v. 17 ARA) se tornará, pela vontade do Senhor, um terror para os ímpios no Egito. Isaías vê, então, que uma parte do Egito (cinco cidades) responderão ao chamado do Senhor (v. 18). Aqueles que respondem ao Espírito do Senhor “clamarão ao Senhor” por ajuda (v. 20b), quando oprimidos por sua nova fé “Ele lhes enviará um Salvador e Defensor que os libertará (v . 20c). No auge de tudo isso Miguel e Seus anjos vêm para os resgatar e salvar (Daniel 12:1-2).

“Assim, o Senhor se dará a conhecer aos egípcios, e naquele dia eles saberão quem é o Senhor. A Ele prestarão culto… farão votos ao Senhor e os cumprirão. O Senhor ferirá os egípcios; Ele os ferirá e os curará. Eles se voltarão para o Senhor, e Ele responderá às suas súplicas e os curará”(v. 21-22).

Querido Deus,
Fazei com que nos alegremos com a beleza da salvação e a conversão de outras pessoas durante os eventos finais da história. Que unamos as mãos com eles para cumprir o Teu propósito para toda a humanidade. Amém.

Koot van Wyk
Coreia do Sul

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...