domingo, 16 de março de 2014

RPSP- Isaías 20


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 20
Comentários de:  Koot van Wyk

Nos dias de Isaías, os etíopes e os egípcios eram nações vizinhas poderosas, apesar de seus altos e baixos. Naqueles dias Ezequias se tornou rei de Judá. Então o Senhor deu uma mensagem a Isaías: “Tire o pano de saco do corpo e as sandálias dos pés” (v. 2 NVI). Sabemos que Isaías se despiu a quase nada e assim ficou, praticamente nu, por três anos.

O Senhor falou novamente, e disse que Isaías se “despiu” como um “sinal e advertência contra o Egito e contra a Etiópia” (v. 3 NVI). Não sabemos se Isaías teve que ir e voltar deste modo até o Egito como ilustração. O mais importante é que Isaías era um símbolo do que estava para acontecer com os judeus quando a Assíria viesse e levasse muitos egípcios como cativos. A Assíria iria levar como escravos “tanto moços como velhos, despidos e descalços e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito” (v. 4 ARA).

Muitas pessoas fiéis haviam migrado de Judá para áreas fora do conflito. Eles contavam com a proteção e segurança dos etíopes no Egito. Entretanto, o Senhor advertiu que “os que confiavam na Etiópia e se vangloriavam no Egito terão medo e ficarão decepcionados” (v. 5 NVI).

De acordo com a vívida ilustração do Senhor através de Isaías, o Egito não lhes proporcionaria a segurança de que precisavam e eles diriam: “vejam o que aconteceu com aqueles em quem confiávamos, a quem recorremos para nos ajudar e nos livrar do rei da Assíria!” E com a má notícia da vitória da Assíria, eles perguntariam: “E agora, como escaparemos?”(v. 6 NVI).

A mensagem do Senhor apresentada por Isaías é clara: Não construa sua esperança nos poderes deste mundo. Construa a sua esperança no Senhor. Os poderes do mundo não podem oferecer qualquer segurança e paz duradoura. Isto vem somente do Senhor.

Querido Deus,
Sabemos como é fácil confiar em nossos próprios sistemas de segurança para nos proteger. Senhor, precisamos ser sempre lembrados de mantermos ligação vital conTigo. És a nossa segurança, a sombra que nos protege da aflição dos últimos dias. Precisamos de Ti, Senhor. Ajuda-nos. Amém.

Koot van Wyk
Coreia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...