sábado, 1 de março de 2014

RPSP-Isaias 5

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 5
Comentários de:  Pr Lloyd e Sheila Schomburg

   Sheila: Neste capítulo, a “vinha do Senhor” é um símbolo da “casa” ou nação de Israel (v.7). Os dois tipos de uvas no versículo 2 – “boas” e “azedas” (NVI) – me lembram o evangelista Kenneth Cox nos orientando sobre como nos relacionarmos com os diferentes tipos de pessoas que vinham às suas reuniões.

   Lloyd: Sim. Seu conselho era para sermos sábio com as uvas verdes, azedas. Em outras palavras, se uma pessoa era problemática ou hostil, deveríamos apenas ser amigáveis e orar por ela, aguardando que o Espírito Santo as transformasse em uvas maduras. 

   Sheila: Isaías era um pregador talentoso que sabia como usar ilustrações brilhantes como a da vinha (v. 1-7). No verso 4 ele inclui a pergunta divina: “Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito?”. Ele leva seus ouvintes a refletirem e concluírem que a péssima condição da nação não pode ser atribuída a Deus, mas é o resultado das próprias pessoas (uvas) não corresponderem às expectativas divinas! Elas quebraram a aliança que fizeram com Deus (Êx. 24:3, 7).

   Lloyd: Sim, Jesus também lamentou a desobediência do povo, que os levou a rejeitá-Lo (Mateus 23:37-38). De igual modo, o nosso Pai celestial se entristece com o procedimento das pessoas nesses últimos dias da história do mundo (II Ped. 3:9). Apocalipse 3:19 nos diz que Deus repreende e castiga aqueles que Ele ama. Até os sete “ais” mencionados em Isaías 5 podem ser vistos como apelos amorosos do céu mostrando como não agir!

   Sheila: Isso mesmo. Sou grata porque meus pais me avisaram para nem mesmo experimentar bebidas alcoólicas (v. 11, 22)!

   Lloyd : Eu também! A propósito, mais de cinquenta anos depois da morte de Isaías, Daniel provavelmente leu esses avisos. Como cativo na Babilônia, Daniel resolveu que não iria participar da carne ou do vinho da mesa do rei (Dan. 1: 8) e recebeu a aprovação divina. Aqueles que falham em guardar a “lei do Senhor” e rejeitam a palavra do “Santo de Israel” (v.24) acabam destruídos (v. 26-30). Em vez de fazermos parte desse grupo, que possamos estar entre aqueles descritos em Apocalipse 14:12: “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (ARA).

Oração: Querido Jesus, encha-nos com Teu Espírito e dá-nos a coragem de nos afastarmos daquelas coisas que nos impedem de ter uma íntima caminhada conTigo. Amém.

Pr Lloyd e Sheila Schomburg
EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...