sábado, 5 de abril de 2014

RPSP- Isaías 40-


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 40
Comentários de:  Ron E M Clouzet

“Consolem, consolem o meu povo!”, é o apelo de Deus a Isaías em um momento de profunda aflição, quando os assírios ameaçavam assumir o controle de Judá, no início do 7o. século AC. Este capítulo de Isaías se tornou a base bíblica para Handel compor a sua famosa peça musical “O Messias”, cantada por milhares de corais em todo o mundo a cada Natal. No final do seu oratório de 259 páginas, composto em apenas 24 dias, Handel escreveu a famosa sigla, “SDG” ou Soli Deo Gloria – somente a Deus a glória.

Na verdade, toda a última seção de Isaías, especificamente os capítulos 40 a 55, são tão incríveis, tão grandiosos, tão cheio de esperança e confiança na bondade de Deus, que a resposta de Handel é apropriada para a ocasião. Deus vai consertar as coisas, Ele vai terminar o que começou, Ele vai transformar o caos em algo belo!

Judá estava com medo. Israel, o Reino do Norte, havia caído para seus inimigos apenas 20 anos antes, devido aos seus grandes pecados (2 Reis 17). O rei Acaz levara Judá a um naufrágio espiritual sem precedentes. Ezequias era um bom rei, mas as constantes invasões de Judá pelos exércitos assírios não cessavam. Os moradores de Judá, os líderes e até mesmo os pobres, tornaram-se idólatras, egoístas e corruptos; esqueceram-se da justiça (ver Profetas e Reis, p. 305-306).

No entanto, a mensagem de Isaías foi “Aqui está o seu Deus!” (v.9), e confia no Senhor (v.31) . É Deus quem perdoará a iniquidade do povo e fará cessar a guerra.  É Ele mesmo que um dia virá para revelar a sua glória (versos 3-5), precedido por João Batista que dirá: “preparem o caminho para o Senhor” (v. 3, NVI). A Sua Palavra permanecerá para sempre (versos 6-8).

Deus virá para cuidar ternamente do seu rebanho (versos 10-11). Ele é muito grande, maior do que os oceanos e as montanhas e maior do que todo o entendimento (versos 12-14). Deus é maior do que as nações que ameaçam o seu povo (versos 15-17). Deus é maior do que os poderosos da terra (versos 21-24). Ele próprio fez o universo ! (versos 25-26).

É notável que em meio a apostasia de Judá, a mensagem de Deus para eles, através de Isaías, foram palavras ternas de esperança para confortar-lhes o coração. Quantas vezes temos traçado o nosso próprio curso e nos encontramos em apuros. Quantas vezes temos desprezado ouvir a sabedoria de Deus e caído tão baixo que não conseguimos mais ver a luz. E ao estarmos nesse poço de angústia Deus nos diz: olhe para mim agora, esqueça o seu passado, vou fazer novas todas as coisas.

A sabedoria do Criador é insondável. “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (versos 28-31, NVI).

Que hoje a esperança reacenda em sua vida, esperança mais forte do que nunca!

Ron E M Clouzet
Professor de Ministério e Teologia
Seminário da Universidade Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...