domingo, 18 de maio de 2014

Confiança Máxima- Jeremias 17


Lições de Vida

Confiança Máxima
Leia na Bíblia- Jeremias 17
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você gosta da verdade nua e crua? Tem coragem de saber quais são elas? Antes, porém, considere: É comum ouvir conselhos tais como: “Siga a voz do coração”; “Faça a vontade do coração”, etc. Não é? Você sabia que o coração tem razões que até a razão desconhece? Sendo assim, as coisas realmente darão certo a quem atentar para “a voz do coração”? É seguro seguir o padrão ditado pelas emoções? 

Verifique as respostas a estas perguntas em Jeremias 17:1-27. O profeta Jeremias é franco. Ele tem compromisso com a verdade, custe o que custar. Ele sabe por inspiração divina por que as pessoas estão como estão: sofrendo, angustiadas como que parecendo amaldiçoadas. Se você quer saber como ser abençoado e feliz, curado e restaurado deves tomar coragem e deixar que a franqueza e a sinceridade do profeta penetrem ao mais íntimo de tua alma. 

Não se iluda com conceitos humanos, baseados na limitada visão do coração. Ah! Não se iluda com a psicologia que ignora a Deus, ou a sociologia ateísta ou a filosofia antropológica que não considera as verdades expressas neste capítulo de Jeremias. É importante você ler cada frase dele, considerar com atenção a cada uma para não cair nas maldições terríveis de seguir orientações contrárias a essas revelações divinas.

As péssimas notícias de Jeremias 17:

1. Seguir a vontade ou a “voz do coração” pode te conduzir aos mais vis pecados contra Deus e contra o próximo (vs. 1-4); tem pior atitude do que esta?

2. Seguir o padrão ditado pelo coração torna o ser humano ímpio, solitário, infrutífero e infeliz, pois certamente te afastará de Deus (vs. 5-6); o coração sem Deus atrai o caos à vida humana, inspira o orgulho, a arrogância, o egoísmo que o leva ao deserto da existência – Tem maior maldição que esta?

3. Confiar no coração e na sua vontade te coloca na contramão da vontade de Deus: Deus é santo, o coração corrupto; Deus é puro, o coração impuro; Deus não erra, o coração é incorrigível (vs. 9-10). Tem contraste maior? É possível se dar bem seguindo o coração?

4. Confiar no coração e atender suas inclinações te leva a interpretar incorretamente a Bíblia; torcerás a verdade com a Bíblia na mão: Trocar a santidade do sábado para o domingo ou distorcer as orientações divinas sobre o sábado; guardar o sábado como dita o coração é tão contra a vontade do Senhor como guardar o domingo – dia que a Bíblia nunca pediu para santificar (vs. 19-27).

Tais verdades te confrontam ou te confortam? Te alegram ou te desmotivam? Você concorda com elas?

Em meio a tantas verdades reveladoras que nos perturbam em Jeremias 17, é possível pensar: Mas, qual a boa notícia? Há mensagem positiva? Tem esperança para o coração? Onde? Como? Quando? Atente aos seguintes versículos:

1. Vs. 7-8 = Quando o coração se aproxima de Deus, automaticamente te afastarás do pecado e atrairá bênçãos divinas a tua vida;

2. Vs. 12-13 = Os que se aproximam do Senhor encontrarão esperança, pois Ele é fonte das águas vivas, que purificam o coração;

3. Vs. 14-18 = Os que buscam a Deus serão curados e salvos, terão segurança e proteção.

Jeremias ora para que Deus não o abandone (vs. 12-18) porque ele sabe que longe dEle o coração só faz besteira e atrai maldições.

Aprendamos com Jeremias e seremos abençoados:
“Senhor, sinceramente, tuas mensagens são muito profundas, impactantes. Aparentemente, parecia que seguir o coração era uma boa opção, mas de acordo com Jeremias 17, só atrai maldições. Verdadeiramente, se eu fosse considerar tudo o que meu coração almeja, eu não teria tempo suficiente para cometer tantos erros, pois no nervosismo dá vontade de estrangular alguém, matar, vingar, etc. Pai de amor, quero abandonar o pecado, nunca a Ti; quero seguir a Tua vontade, não meu coração. Quero ser abençoado por Ti, quero ser curado e salvo. Ajuda-me, em nome de Jesus. Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...