quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ele é o Criador- Isaias 66


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 66
Ele é o Criador
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Onde renovar realmente as forças neste feriado? O que fazer para revigorar física, emocional e espiritualmente? Leia a Bíblia! Hoje pessoas do mundo inteiro estão terminando a leitura do livro de Isaías. Observe este último capítulo do livro deste profeta – capítulo 66. Não existe sequência temática lógica; parece tudo sem nexo. Conclui-se, que é um anexo com fragmentos de mensagens que não poderiam ficar desconexas ao livro; portanto, é importante. Vale a pena você gastar um tempinho meditando, aliás, meditar na Bíblia nunca é perder tempo, é investir! Investimento rende, e não há maior retorno do que investir no estudo, meditação e reflexão de verdades inspiradoras e transformadoras. Porém, o mais importante é relacionar-se com o autor real destas páginas: Deus. Ele é a fonte da vida! Da esperança! Da alegria! Do amor! Do prazer! Da força! Do poder! Ele restaura todo o nosso ser e revigora toda nossa alma. Experimente!

Observe que, embora fragmentos de mensagens formam Isaías 66, em cada um o Espírito Santo fornece ensinamentos vitais a nossa saúde espiritual:
1. Teologia divina (vs. 1-2). Deus é transcende sem ser imanente. Ele é o Criador e o libertador do pecador aflito.
2. Teologia espiritual (vs. 3-4). Nas palavras de S. J. Schwantes, “a religião autêntica não pode ser dissociada de uma vida moralmente pura”. Antes dissera que estes versículos “põem o acento no fato de que uma motivação falsa ou hipócrita pode desvirtuar todos os atos do culto”.
3. Apologética (vs. 5-6, 24): Havia dissidentes, opositores, entre o povo. Estes causam tumultos, divisões e problemas na igreja. São inimigos de Deus e serão destruídos.
4. Eclesiologia (vs. 7-9): O renascimento da nação após o exílio aponta ao ressurgimento de outra nação – igreja – a qual surgiu com o nascimento e morte do Messias.
5. Escatologia (vs. 10-16): O Deus que ama corrige para recompensar no futuro; o juízo final selecionará quem ama e quem não ama a Deus. “A visão restrita de um juízo local se amplia e abarca o juízo final, ‘quando do céu, se manifestar o Senhor Jesus com os anjos de Seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus’ (II Tess. 1:7 e 8)” – Comenta Schwantes.
6. Teologia dietética (v. 17): É possível que esse verso seja anexo do capitulo 65:1-5, onde mostra que certos tipos de práticas alimentares são abominações a Deus, como carnes de ratos e porcos.
7. Teologia da esperança (vs. 18-21): A esperança inspira aos que esperam pelas promessas divinas a anunciá-las com vigor e convicção, a fim de reunir um grande grupo para o encontro com o Senhor.
8. Teologia do sábado: Interessante que a ênfase escriturística está na continuidade da adoração, mas o destaque semanal é de sábado a sábado (a semana começa no domingo); e, o mensal, de uma lua nova a outra.
Após encerrar o estudo diário do livro de Isaías, o que mais chamou tua atenção? Escreva teu comentário...

Deus disse que somos dEle, que nunca vai nos abandonar quando estivermos com medo, que estará sempre conosco nos dando forças, estendendo suas mãos. Mesmo diante de nossos pecados Ele nos ama, nos ensina, nos perdoa. O convite que Ele nos faz é para segui-LO, prepare seu coração para Sua volta. Não haverá nova chance... Mas haverá uma nova Terra, sem violência, sem mortes, choro, pranto, dor, fome. Aproveitem para aceitar este convite enquanto ainda há tempo. Deus é sempre o mesmo, fiel e justo, e isso me dá segurança!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...