sábado, 31 de maio de 2014

Profecias-Promessas de Deus- Jeremias 30


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 30
Profecias-Promessas de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Esperança de algo melhor. Quem não tem? Onde está fundamentada a tua esperança? O que você espera? 

Saiba que, quando Deus não quer, nada acontece; porém, quando Ele quer, ninguém impede. Suas promessas são verdadeiras; só assim a esperança terá base segura. Portanto, você precisa fundamentar tua esperança unicamente em Deus e em Sua Palavra (promessas bíblicas). 

Leia Jeremias 30. Note que após prometer libertação aos cativos na Babilônia, de libertar do jugo da escravidão (vs. 1-9), Deus declara: “Não temas... nem te espantes... Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para salvar-te; por isso, darei cabo de todas as nações entre as quais te espalhei; de ti, porém, não darei cabo, mas castigar-te-ei em justa medida e de todo não te inocentarei. Porque assim diz o Senhor: Teu mal é incurável, a tua chaga é dolorosa... Por causa da tua grandeza de tua maldade e da multidão de teus pecados é que eu fiz estas coisas...” (vs. 10-16). 

Entretanto, o próprio Deus que liberta, também promete curar, restaurar e transformar o incurável e imprestável (vs. 17-21). Então afirma: “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus. Eis a tempestade do Senhor! O furor saiu, e um redemoinho tempestuou sobre a cabeça dos perversos. Não voltará atrás o brasume da ira do Senhor, até que tenha executado e cumprido os desígnio do Seu coração. Nos últimos dias, entenderás isto” (vs. 22-24).

Lendo, estudando, meditando, aprofundando e refletindo nas lições de Jeremias 30 extraí as seguintes aplicações que gostaria que regessem a minha alma e meu coração quando sou por Deus corrigido e disciplinado:

1. Assim como um pai responsável, justo e amoroso corrige a seus filhos para o bem deles, Deus corrige a Seu povo para salvá-lo (vs. 7-8, 11).

2. Assim como a um filho ser disciplinado traz dor, tristeza e lágrimas mesmo com amor, a disciplina do Senhor não é agradável e prazerosa (vs. 5-6, 15).

3. Assim como um filho adulto bem-educado, disciplinado e corrigido entende os atos de amor dos pais que não eram entendidos na infância, nos últimos dias os filhos e servos de Deus entenderão os atos corretivos de Deus e O renderão ações de graças e júbilos cheios de alegria (vs. 19, 24).

Quando criança, não gostamos de ser chamado a atenção por nossas atitudes erradas. Fazemos birra, achamos que nossos pais nos odeiam, ficamos bravos, irritados, etc. Mas quem aprende ao ser disciplinado se torna um adulto bem-educado, responsável, sincero, leal, etc. Ao olhar para aqueles que não são como eles, entenderão como é importante a correção. Se você está sendo disciplinado por Deus é porque Ele te ama, não seja rebelde, aprenda logo e sairás do castigo em breve!

As profecias são uma forma de promessas de Deus para nós. A escatologia, eventos dos últimos tempos, atrai a nossa atenção em todos os momentos. Jeremias 30 possui tudo isso: Promessa, Profecia e Escatologia! 

Nosso mundo é uma Babilônia, está tudo uma confusão, inclusive entre as religiões, cada um diz uma coisa. Somos escravos do consumismo, somos solapados pelos malvados, o pecado é uma doença incurável, a corrupção está presente até naqueles que deveriam dar exemplo de retidão. 

Precisamos de libertação, carecemos de salvação. Antes da salvação plena, o pecador passa pela angústia de Jacó. No tempo do fim, antes da completa salvação, os fieis passarão por essa angústia. Nesse tempo, Deus quebrará o poder opressor de Seu povo. A promessa de que Deus levantará Davi, Seu rei, se refere ao retorno de Cristo para tirar Seu povo da Terra e levá-lo ao Céu. Você quer ir? Aceite ser disciplinado pelo Senhor.

Então ore: “Pai querido, cheio de bondade e amor em disciplinar-me. Confesso-Te que não gosto desta parte, preferia que fosses um vovó bonachão, entretanto, para meu bem ages como um pai justo para me moldar a fim de que eu amadureça espiritualmente. Te agradeço por isso, pois quero estar pronto quando Jesus voltar. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...