quinta-feira, 15 de maio de 2014

Realidade ontem X hoje- Jeremias 14


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 14
Realidade ontem X hoje
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A nação dos judeus, o povo de Deus, em Jeremias 14, revela grandes verdades que merecem nossa total atenção. Portanto, dedique alguns minutos a ler este capítulo a fim de que aprendas com cada um de seus versículos. O profeta lamentava a realidade da nação, será que se ele vivesse hoje não estaria lamentando a situação da igreja cristã? 

Observe atentamente na mensagem deste texto sagrado que, nem sempre a oração e a intercessão obtêm sucesso, às vezes resultam em rejeição e desprezo. Deus até quebra coração de pedra ou de concreto, mas Ele jamais fará isso com quem não permite. Para Deus nada é impossível, nem mesmo converter alguém extremamente incrédulo ou ateu; porém, Ele respeita a liberdade que Ele mesmo deu a cada um. Por isso:

1. As pessoas escolheram praticar orações ritualísticas, cheias de formalidades, mas vazias de intensidade e relacionamento com Deus. Isso não acontece hoje?

2. As pessoas frequentavam ao templo, participava dos cultos, mas sua vida revelava compromisso com qualquer coisa, menos com Deus. Isso não acontece hoje?

3. Os pregadores falavam em nome de Deus, citavam textos inspirados, mas não eram enviados de Deus, pregavam o que queriam. Isso não acontece hoje?

Se as três perguntas de cada ponto acima forem positivas, é certo que precisamos de uma reavivamento na igreja cristã.

Cada ser humano tem noção de que cometeu pecados, entretanto, nem toda pessoa está convicta da culpabilidade e das terríveis consequências que o pecado acarreta sobre suas vítimas (Veja esta ideia em Jeremias 14). Por isso, é preciso pregar a fim de despertar nos pecadores o senso de condenação por estarem perdidos e quase destruídos (vs. 1-6). Sem esta convicção fica extremamente difícil compreender a urgente necessidade da salvação (vs. 7-10). 

Contudo, é natural que, mesmo após o despertar para sua realidade deplorável e imoral diante da justiça de Deus, o pecador rejeite o evangelho (vs. 11-12). É necessária a intervenção de Deus, porém, quando nada funciona, não tem o quê fazer a não ser deixar que os frutos do pecado abundem na vida do pecador indiferente. 

Não se pode brincar com a misericórdia de Deus, pois o pecado não brinca em seus efeitos (vs. 13-22). O remanescente de todos os tempos, principalmente em épocas críticas, continua intercedendo, clamando pela intervenção de Deus, proclamando o juízo e enfatizando a salvação entre os pecadores impenitentes; mas, sobretudo declarando a Deus em oração com outros fieis: “Portanto, em Ti esperamos, pois Tu fazes todas estas coisas” (v. 22). Onde você se encaixa neste texto?

Há profundidade nas Escrituras Sagradas. Há verdades maravilhosas e impactantes das quais não há tempo suficiente para explorar tudo o que a leitura de hoje nos oferece (Jeremias 14). Mas, em síntese temos:

1. O pecado engana e ilude, precisa ser desmascarado, revelado e denunciado;

2. O pecador tende com facilidade encontrar falsos refúgios, inclusive em falsas religiões e falsos ministros de falsos evangelhos;

3. O pregador fiel deve insistir com Deus e com o pecador orando e pregando até não ter mais o que fazer para auxiliar o perdido a encontrar o caminho da vida.

Uma terrível verdade: Nem todos se converterão. Pior ainda é que, nem todo membro da igreja de Deus está real e totalmente convertido, vivendo o efeito gracioso do sacrifício de Cristo; não que não haja poder disponível, a questão é que às vezes Deus não tem espaço para agir, transformar e restaurar... Você deve entregar-se sem reservas. 

Vamos nos entregar mais uma vez através da oração ao Senhor de nossa vida: “Justo e Soberano Deus, Tua justiça é perfeita, Teus atos são todos justos, inquestionáveis. Eu não mereço a salvação que ofereces, mas a tua graça nos garante esta oportunidade, a qual não quero perdê-la por nada. Eu abandono o pecado por amor a Ti. Eu rejeito o mundo por amor a Ti. Eu me consagro inteiramente a Ti, entregando-me sem reservas. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...