quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um sermão simbólico- Jeremias 27


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 27
Um sermão simbólico
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Mais vale uma imagem do que mil palavras para a mente humana que não compreende as coisas divinas. Há situações em que os sermões precisam ser ilustrativo, visível e dramático para chamar a atenção daqueles que caminham para a perdição (destruição).

Por isso Jeremias 27 é um sermão diferente, é “um sermão simbólico; os aguilhões e jugos representariam de maneira viva o quadro do cativeiro” (Comentário Bíblico Moody). Tem corações tão duros que nem assim adianta. Muitos são os que preferem a podridão de vida que leva à escravidão do pecado do que aceitar a salvação oferecida gratuitamente por Deus. 

O Comentário Bíblico Adventistas divide da seguinte forma este capítulo:

1. Com o símbolo de correias e canzis, Jeremias profetiza a submissão dos reis vizinhos a Nabucodonosor (vs. 1-7);

2. Ele [Jeremias] os exorta [os reis] a se renderem e a não crerem nos falsos profetas, assim como aconselha a Zedequias (vs. 8-18);

3. Ele [Jeremias] prediz que os demais utensílios serão levados para Babilônia e ali permanecerão até o dia do castigo (vs. 19-22).

Leia cada um de seus 22 versos com atenção, oração e submissão à Palavra de Deus.

O pecado tem um poder entorpecente, enfeitiça àqueles que o amam. O pecado pode te levar para mais longe do que você gostaria de ir; pode custar um preço mais alto do que você estaria disposto a pagar e, te reterá por mais tempo do que você gostaria de ficar. 

Veja em Jeremias 27 que o povo de Deus seria levado ao cativeiro babilônico e ficariam lá exilados por 70 anos por causa do pecado! Você não nasceu para sofrer. Mas você sofre; sabe por quê? Porque onde há pecado existe angústia, dor, doença, amargura, tristeza, ódio, inveja, injustiça, etc. 

Por isso Deus diz: “Eu fiz a Terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido, e os dou àquele a quem for justo” (v. 5). Deus sabe de todas as coisas. Ele pode todas as coisas. Ele vê todas as coisas. Ele protege aos que Lhe honram, adoram e servem. Ele cuida, livra e fortalece aos que se comprometem com Sua justiça. Deus quer o melhor para você, mas você deve buscar esse melhor no relacionamento amoroso com Ele. Você precisa ouvir e obedecer a voz de Deus falar a você.

Além a verdade que Deus cria, forma, tem poder, que está com os braços estendidos para favorecer aos justos, Deus confronta àqueles que buscam outras alternativas para sua sobrevivência ou para apontar-lhes a direção. Por meio de Seu verdadeiro profeta em Jeremias 27, Ele nos exorta: 

“Não deis ouvidos a vossos profetas e a vossos adivinhos, aos vossos sonhadores... porque eles vos profetizam mentiras para vos mandarem para longe de vossa terra, e para que eu vos expulse e pereçais...” (vs. 9-10). 

Cuidado com aqueles que profetizam em nome de Jesus para atrair cristãos para o diabo. Satanás quer que percamos as promessas e proteção divinas, e também o Céu. Então é bom apegar-se a Deus dia após dia: 

"Senhor, tem muitos instrumentos de Satanás se auto declarando Teus servos, mas aprendi que devo tomar cuidado. Dá-me discernimento e percepção espirituais aguçadas a fim de que não me enganem. Não quero seguir orientações de pastores falsos, que profetizam aquilo que o Senhor não os revelou. Ajuda-me a instruir aqueles que seguem mentiras achando que são verdades. Torna-me um instrumento para abrir os olhos daqueles que tremem diante dos falsos profetas dos dias atuais. Abençoa minhas intensões de ajudar aos enganados. Em nome de Jesus. Amém"!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...