domingo, 15 de junho de 2014

A mensagem de Jeremias a Baruque- Jeremias 45


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 45
A mensagem de Jeremias a Baruque
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Hoje nossa meditação mundial está no pequeno capítulo bíblico de Jeremias 45. Este capítulo possui cinco versículos. Na verdade, eles estão vinculados ao capítulo 36, o qual será considerado para apontar o rumo das aplicações dos cinco versos do capítulo quarenta e cinco: desânimo. Sim, um servo de Deus pode desanimar na obra de Deus. 

Baruque era companheiro e secretário do profeta. Ele fora corajoso e fiel ao transmitir mensagens oriundas de Deus quando Jeremias estivera preso. Ele conhecia o objetivo das mensagens divinas: conversão. Mas não viu nenhum resultado; pelo contrário, só viu fracasso: o rei queimou a mensagem, e, Jeremias estava preso. Baruque desanimou-se, frustrou-se! 

Você já ficou frustrado ao fazer algo bom para o povo de Deus e não viu resultados? Você já clamou por reavivamento e ele não vem? Você já tentou levar os membros da igreja à consagração e eles só te dão decepção? Você já apontou o caminho da reforma espiritual e foi criticado, acusado e desprezado por isso? 

Não se preocupe, Jeremias e Baruque também passaram por isso. Suas experiências nos revigoram. Leia suas histórias. Restaure tuas memórias das promessas do Senhor. Viva com esperança na glória. Não há maior vitória!

Leia agora mesmo Jeremias 45. É bem curtinho, não leva tempo, mas pode mudar toda a tua vida e o rumo de tua história. Note ali que fala sobre um servo de Deus que experimentou o desânimo. O desânimo de Baruque o levou a procurar outra direção. O fracasso no serviço a Deus o fez pensar em fazer outra coisa que fosse mais bem sucedido. O descaso para com a Palavra de Deus o fez pensar em caminhos menos complicados. 

Quantos cristãos já não tiveram pensamentos parecidos? Quantos pastores já não lidaram com tais tentações? 

O profeta transmite palavras do Senhor ao servo frustrado. Jeremias repreende Baruque, embora ele compreendesse “os sentimentos de seu secretário de forma solidária porque ele também experimentava amargas decepções... Baruque, como todos os homens precisava aprender a esperar o amargo e o doce, o fracasso e a prosperidade” (Francis D. Nichol). 

“Jeremias tem de lembrar a Baruque, prostrado pelo desgosto de registrar a ligação entre o pecado e o castigo, que o desgosto de Iavé é muito maior do que o seu e, sendo assim, como poderia Baruque procurar o seu próprio bem-estar?” (Novo Comentário da Bíblia). 

Matthew Henry acrescenta que “O Senhor sabe a causa real de nosso afã e depressão, melhor que nós, e devemos rogar-lhe que examine nossos corações e reprima em nós todo desejo mal”.

Medite e ore com base nos cinco versículos de Jeremias 45. Deus confortou Baruque prometendo preservar-lhe a vida. Deus promete a vida eterna àqueles que O servem. 

Meditando e orando alcancei as seguintes aplicações:

1. Avaliar o sucesso de uma missão espiritual neste mundo pode resultar em desânimo.

2. Buscar popularidade neste mundo nunca deve ser o alvo do servo de Deus.

3. A vida é o bem mais precioso que Deus nos dá, e Ele promete preservá-la a quem o Serve.

4. O plano de Deus é melhor que qualquer outro plano.

Viva a vida terrena com foco na vida eterna com Deus... Tem coisa melhor?

Quer orar comigo agora mesmo? "Pai amado, ajuda-me quando fico desanimado. Coloque-me na direção que devo seguir independente da situação. Apenas quero seguir os Teus planos, pois sei que não tem nada melhor que o aquilo que Tens para mim. Entrego minha vida e esta semana em Tuas mãos para que me guies para cumprir a Tua missão! Amém".

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...