sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Palavra de Deus-Jeremias 36


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 36
A Palavra de Deus prevalece sempre
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quando você aprecia a Palavra de Deus? Você tem rejeitado as palavras de Seus profetas? Leia e observe atentamente as palavras que Deus preservou e ampliou a fim de que fiques bem informado e tires nobres e preciosas lições para a vida. Leia Jeremias 36. Nem todos os profetas foram incumbidos de escrever, mas a Jeremias Deus deu ordens para escrever a fim de que conheçamos as palavras inspiradas; então Jeremias ditou as palavras do Senhor a Baruque. Assim, a influência do profeta não fica restrita apenas ao seu tempo, nos alcança onde estamos: mais de dois milênios depois. A triste realidade é que não importa a forma ou o meio de comunicação divina, falada ou escrita, facilmente pode ser ignorada, desprezada. 

Profetas foram presos, outros mortos; escrituras foram rasgadas ou queimadas. Neste relato, estamos diante do único caso bíblico em que o rei atrevidamente destrói a Palavra escrita, revelando até onde pode chegar a rebelião de alguém contra Deus. 

Reflita: “Pessoa alguma, a não ser os que se fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito... a hora decisiva está mesmo agora às portas” (Grande Conflito, 602). Como tem sido tua relação com a Palavra de Deus escrita?

Tem gente que não sei, é ignorância pura! Verdade, se sentem importantes e imponentes mas fazem coisas pior do que rasgar um cheque de dez mil dólares que recebera de presente, rasgam a Bíblia – as vezes literal ou as vezes com atitudes de indiferença e incredulidade para com Suas mensagens. 

O que acontece hoje está ilustrado nas páginas antigas da Bíblia, precisamente em Jeremias 36. A mensagem profética de Jeremias ao rei Jeoiaquim o fez ferver de raiva, e seu furor o levou a pôr fogo na Palavra escrita a fim de eliminá-la de sua vida. Entretanto, após queimada a Palavra de Deus dada pelo profeta Jeremias, Deus encarregou o profeta a reescrever Suas palavras; ato que nos ensina três verdades:

1. Não há como impedir que a Palavra de Deus se cumpra; independente de nossa rejeição e incredulidade, aquilo que Deus prometeu, se cumprirá.

2. Não há como destruir a poderosa Palavra de Deus, pois Deus não se esquece do que falou anteriormente – Suas Palavras são indestrutíveis; então, mesmo que se destrua uma vez, Deus a dá outra vez.

3. Não há nada negativo que Deus não possa tornar positivo; ao ser queimada a primeira escritura feita por Baruque, ditada por Jeremias, a segunda escritura foi ampliada e podemos tirar muito maior proveito dos escritos inspirados de Jeremias do que os seus contemporâneos.

É ridículo, mas aconteceu; um rei do povo de Deus queimou a Palavra de Deus que visava o bem de seu reino. Leia a história em Jeremias 36. Mas, o relato deixa claro que a Palavra pode ser ignorada, entretanto, Deus não ignora àquele que ignora Sua Palavra. 

O fato de Deus pedir para escrever segunda vez é forma de dizer que está dando mais uma chance do rebelde arrepender-se. Como Deus não coage, é possível resisti-lO! Agora pense: Será que de forma mais sutil não estamos também rejeitando a Palavra de Deus por meio de Jeremias? 

Tem gente que nunca leu suas mensagens, e, os que leem não aplicam suas advertências à vida – claro que existem exceções, dentre as quais pode ser você! Contudo, tudo o que Deus faz visa atrair pessoas ao arrependimento, inclusive Suas ameaças e principalmente Suas correções por meio de disciplinas (vs. 3). Porém, quem rejeita a Palavra de Deus, rejeita a salvação!

 “Senhor, diante de tanta gente que rejeita a Tua santa Palavra, quero ser exceção; quero dedicar tempo para ler, refletir, aplicar e compartilhar a Tua Palavra ao maior número de pessoas possível. Amo o que deixas-Te escrito por meio de Teus servos, os profetas; amo a Tua Palavra! Não quero ser hostil a ela, pois quero vivê-la na prática todos os dias o dia todo. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...