domingo, 8 de junho de 2014

No fundo do poço-Jeremias 38


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 38
No fundo do poço
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Vamos estudar a Bíblia? Leia Jeremias 38 e então esta reflexão: Diz David S. Dockery que, “embora semelhanças entre os capítulos 37 e 38 possam dar a entender que sejam relatos paralelos dos mesmos fatos, as diferenças nos detalhes tornam mais provável que o capítulo 38 registre fatos posteriores aos do capítulo 37. Enquanto estava no átrio da guarda, Jeremias continuou proclamando sua mensagem de julgamento iminente. Vários oficiais do rei queixaram-se diante de Zedequias, alegando que Jeremias deveria ser morto como traidor”. 

Como alguém, enviado de Deus, alertando para o bem pode ser classificado como traidor! Só mesmo para uma mente sem Deus! Note que, “Os príncipes, invocando razões de estado, tinham o direito de reduzir Jeremias ao silêncio e, até, de o mandar executar. Não o mataram, mas exerceram suficiente pressão sobre Zedequias para não intervir na prisão de Jeremias numa cisterna tão imunda e tão cheia de lodo que o resultado seria morte, a não ser que o socorressem rapidamente. 

Parece ter sido esta a terceira prisão que Jeremias sofreu” – explica o Novo Comentário Bíblico. É preferível fazer a vontade de Deus e ir para a prisão do que fazer a vontade do pecado e viver em sua escravidão. É melhor sofrer na caminhada rumo ao Céu que ir acorrentado pelo pecado ao inferno. Pense nisso!

Pessoas prezam por sua alma mais que pela vontade divina. A lógica humana impede pecadores de aceitarem a lógica divina, que é mais elevada, parecendo sem lógica. Pessoas carnais têm dificuldades de compreender assuntos ou orientações espirituais. Portanto, do ponto de vista estreito é melhor confiar em si mesmo do que em Deus. Amplie seus pensamentos, abra tua mente, cresça espiritualmente estudando e meditando em Jeremias 38, o qual o Novo Comentário Bíblico divide da seguinte forma:

1. Jeremias lançado no calabouço (vs. 1-6);
2. Jeremias salvo por Ebede-Meleque (vs. 7-13);
3. Jeremias entrevistado por Zedequias (vs. 14-26);
4. Jeremias interrogado pelos príncipes (vs. 27-28).

Quem vive à altura do padrão divino, falando verdades que ultrapassam a lógica humana, são considerados um estorvo à sociedade, um empecilho ao governo, um alvo de destruição e morte. Contrariando o pensamento “na terra de cego quem tem um olho é rei”, o texto mostra que na terra de incrédulos, quem é crente deve ser morto pelo rei. Isso força muita gente à viver na contramão das vontades e orientações divinas quando seria muito melhor viver na contramão do pecado. 

Como você tem vivido? Você tem mente estreita ou mente aberta para as coisas de Deus?

Há uma lógica acima da lógica humana, é a lógica divina. Esta supera em muito àquela. Qual lógica você tem seguido? 

Observe em Jeremias 38 que, após Ebede-Meleque soltar Jeremias, Zedequias mandou chamá-lo outra vez, na esperança de que Deus proferisse palavras de esperança. 

O profeta, então, emitiu palavras positivas em meio a uma situação bem negativa: “Não te entregarão; submeta-se ao cativeiro; ouça a voz do Senhor; então, tudo te ocorrerá bem” (v. 20).

1. Ainda que pareça não ter lógica, seguir a Palavra de Deus é melhor que seguir à lógica humana.
2. Mesmo em meio ao desespero causado pela própria teimosia diante da voz de Deus, na última hora Deus pode reverter o juízo iminente.
Com Deus, nenhuma situação é sem esperança.

Vamos orar? “Meu Deus, graças Te dou por desejar-me o bem, ainda que não vejo lógica em Tuas orientações. Te louvo porque mesmo diante das piores situações vês uma saída de esperança para minha vida. Por isso, ajuda-Me a crer quando tudo me pede para duvidar. Me ajude a viver ainda que custe entender. Dá-me, não só o discernimento que preciso para saber o que fazer, mas também a força que não tenho e a habilidade que não possuo para viver à altura do ideal de vida que Tens para Teus filhos. Em Teu nome, eu oro e confio, amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...