quinta-feira, 26 de junho de 2014

RPSP- Lamentações 4

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - Lamentações 4
Comentários  de  Gerald A. Klingbeil

Panelas de barro não são feitas para cair. Lembro-me, como se fosse hoje, quando uma das minhas filhas, ainda jovem, carregava uma pilha perigosamente instável de pratos de porcelana em direção à nossa pia da cozinha. Quando pensei em lhe advertir do perigo, já era tarde demais. O prato que estava em cima começou a se mover e, deslizando, caiu e quebrou-se no chão da nossa cozinha.

A argila é um material maravilhoso. Um oleiro habilidoso pode fazer nela desenhos incríveis e depois de endurecidos pelo fogo podemos usá-los como pratos, copos ou vasos por muito tempo, anos até. No entanto, se sofrerem um só tombo os objetos de cerâmica se quebram.

Jeremias e os outros sobreviventes da queda de Jerusalém devem ter se sentido como potes de barro quebrados. “Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro!” (v. 2 NVI). O sentimento de satisfação de fazer parte de uma cidade conhecida como o “povo escolhido de Deus”, tudo isto desapareceu quando a cidade e o templo arderam em chamas.

Como podemos sobreviver quando o tapete debaixo dos nossos pés é retirado? Depois de uma situação trágica assim, como podemos recuperar o nosso verdadeiro valor? Há apenas um caminho: precisamos correr para os braços do nosso Criador que cuidou tão profundamente de nós a ponto de se tornar um de nós e morrer em nosso lugar!

Paulo também utiliza esta figura de vasos de barro em 2 Coríntios 4:7: “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (NVI). Não é o vaso, o utensílio, que é essencial – é o seu conteúdo, Cristo em nós.

Descubra a sua verdadeira identidade e valor caminhando diariamente com o Senhor, mesmo que hoje você esteja passando por um vale escuro.

Gerald A. Klingbeil
Universidade Andrews, USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...