quarta-feira, 9 de julho de 2014

As mensagens de Deus- Ezequiel 12

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Ezequiel  12
As mensagens de Deus
Comentários  de  Roy Jemison Injety

O ministério do profeta Ezequiel se estendeu por quase o mesmo tempo que o de Daniel; ambos foram profetas durante o exílio babilônico. Enquanto Daniel se manteve como estadista na corte da Babilônia, Ezequiel recebeu mensagens divinas entre os exilados. Em Ezequiel 12, vemos o profeta encenando a mensagem de Deus através de uma apresentação dramática que deveria atrair a atenção e estimular o pensamento do povo a discernir o significado da mensagem.

O profeta Ezequiel usa o método dramático de apresentar a mensagem de Deus por causa da natureza rebelde dos israelitas. Eles chegaram a uma posição onde tendo olhos, não viam, e tendo ouvidos, não ouviam. Haviam perdido a sensibilidade moral para discernir as mensagens de aviso de Deus.

O foco da mensagem apresentada é a desgraça iminente dos judeus que ainda permaneciam em Judá e o cativeiro do rei Zedequias. Esta mensagem profética, como em outras vezes, é dada para preparar as pessoas, alertá-las sobre o futuro e aceitar as mensagens de Deus. Enquanto Ezequiel advertia os exilados na Babilônia, Jeremias (Jer 34:2-3) revelava sua mensagem a Zedequias de que os babilônios estavam vindo para destruir Jerusalém.

A representação do profeta encontra cumprimento exato na captura de Zedequias, ao tentar ele escapar por um buraco na parede, à noite, e depois ao ter os olhos vazados pelo rei Nabucodonosor em Ribla (v. 12). Embora Zedequias tenha sofrido este destino cruel nas mãos dos babilônios, Deus teve misericórdia em deixá-lo viver e, como prometido através de Jeremias, morrer em paz e não pela espada (Jer 34:4, 5).

Após a captura de Zedequias, muitos judeus foram espalhados e dispersos entre as nações. Mas foram relativamente poucos estes que escaparam da espada, da fome e da peste que sobrevieram sobre Jerusalém. Através deles,  as nações iriam aprender mais sobre o Deus de Israel (v. 16). Há sempre uma oportunidade para o remanescente que é fiel a Deus para que seja  poupado da punição e sirva de exemplo vivo ao mundo do amor de Deus.

Quando a mensagem de aviso foi dada por Ezequiel aos exilados, houve entre eles incerteza, medo, desânimo e perda de esperança. Alguns entre eles disseram que a palavra do profeta levaria muito tempo para se cumprir ou que a visão iria falhar. Deus afirmou através de Ezequiel que os eventos previstos certamente aconteceriam, apesar da contestação dos falsos profetas. A desgraça sobre a casa de Israel era certa por causa de sua maldade e falta de confiança para acreditar nas mensagens dos verdadeiros profetas (Ezequiel e Jeremias). Deus, neste capítulo, alerta repetidamente as pessoas do perigo iminente e de que Sua Palavra certamente seria cumprida.

Como é trágico ver o povo escolhido de Deus não se voltar para Ele apesar da desgraça e do retorno iminente dos babilônios para atacar Jerusalém! O maligno está sempre tentando anular mensagens divinas com mensagens falsas que são facilmente aceitas.

Se nós, como remanescente final de Deus, não endurecermos nossos corações como o fez o Israel de outrora, mas atendermos às mensagens de Deus e as praticarmos em nossa vida diária, então cumpriremos o Seu propósito para o povo escolhido que é compartilhar o evangelho a todo o mundo.

Roy Jemison Injety
Spicer College, Índia

http://www.palavraeficaz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...