terça-feira, 1 de julho de 2014

Ilustraçoes de Ezequiel 4

Ilustraçoes de Ezequiel 4
Deus usa ilustrações para o Seu ensino e em todas elas Ezequiel toma parte

1-Ezequiel deveria arrumar um tijolo e gravar a cidade de Jerusalém nele. Ao redor do tijolo, o profeta devia colocar cerco e fortificação, como se estivesse fazendo isto ao redor de Jerusalém. Além das fortificações ao redor do tijolo, o profeta colocaria uma frigideira de ferro ao redor, ilustrando Jerusalém. 

O profeta Ezequiel deitaria do lado esquerdo e o número de dias que ficasse naquela posição seria o número de dias da iniquidade de Israel, ou seja, 390 dias (A LXX diz 190 dias). 

Da mesma forma o profeta devia se virar do outro lado e ficar por 40 dias; cada dia representaria um ano. O profeta devia olhar para o cerco de Jerusalém com o braço descoberto. Para que o profeta cumprisse a ordem de ficar de um só lado por tantos dias, Deus o amarrou com cordas. Para cumprirmos certas ordens Deus tem que nos amarrar (v.1-8).


2.Todo o tempo que o profeta ficar deitado de um lado ele deve também se alimentar do pão que fizer de cevada, favas, lentilhas, milho miúdo e espelta (trigo vermelho). Não podemos fazer a obra de Deus sem alimentação, tanto a física quanto a espiritual. 

A comida de Ezequiel seria racionada a vinte siclos por dia, ou seja, 260 gramas, e devia comer algumas vezes ao dia. Em nossos dias corresponde a cinco pãezinhos. A água também seria racionada para o profeta. Durante o dia ele teria o direito de beber a sexta parte de um him. A palavra “hïn” significa “um pote” que era igual a um sexto de um “bato”, um pote de 22 litros. Portanto, a sexta parte de 22 litros é igual a 3,6 lt e a sexta parte disso é 600 ml. Corresponde a 3 copos de 200 ml de água. 

Com os ingredientes o profeta devia assar um bolo em cima de excremento humano. Embora repugnante e nada saudável, isto mostrava as condições do povo no cativeiro: comida racionada e repugnante. Com essas ilustrações podemos facilmente perceber um pouco a situação dos filhos de Israel. 
A desobediência faz com que o homem prefira as coisas mais irracionais. 

Lembre-se do filho pródigo que desejava comer das bolotas que eram dadas aos porcos. Não era nada fácil para o profeta Ezequiel que se manteve limpo em não comer carne de animal morto por si mesmo ou morto por predação de outro animal e nem mesmo colocou coisa imunda em sua boca. 

Deus fez uma concessão para o profeta e deixou que ele assasse o bolo sobre esterco de gado. Assim como o profeta Ezequiel ficou espantado com o racionamento e a repugnância da maneira como preparar o alimento, o povo de Israel teria a mesma sensação por causa da desobediência a Deus (v.9-17).
Pércio Coutinho Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...