sábado, 19 de julho de 2014

Somos restauradores? Ezequiel 22

Lições de vida
Somos restauradores?

O povo judeu durante os anos passaram por muitas fases em suas vidas. Depois dos governos de Saul, Davi e Salomão, Israel foi dividido em Reino do Sul(Judá) e Reino do Norte(Israel) e muitos foram os reis que governaram, reis bons, reis ruins, reis que temiam o Senhor e reis que não tinham nenhum compromisso com Deus.

Passado algum tempo o Reino do Norte(Israel) foi invadido pelos assírios e o Reino do Sul(Judá) começou a ser perturbado por um rei da Babilônia chamado Nabucodonosor. Judá começou a sofrer muito e Nabucodonosor levou preso para o seu país o povo judeu, essa leva de judeus se deu em três partes: na primeira leva Daniel e mais um grupo de jovens formosos que existiam entre os judeus, depois um grupo de 10 mil pessoas e nesse grupo estava incluso o profeta Ezequiel e por fim na destruição de Jerusalém alguns outros judeus foram presos.

Passado mais outro tempo na Babilônia Ezequiel começa a profetizar, e quando chegamos no capítulo 22 de Ezequiel vemos a situação do povo: havia imoralidade, mentira, pecado entre os judeus, e chegando no verso 30 do capítulo 22, lemos que Deus procura alguma pessoa que esteja disposta a estar na brecha perante a presença dEle, mais o Senhor não encontrou ninguém, as pessoas não queriam saber de Deus.

Havia se tornado comum entre eles a prática da violência e de sua forma extrema de assassinatos, quando a Lei afirma: “não matarás”.Além disso o Senhor citou outras formas de iniquidade praticadas por eles, dando destaque: à idolatria;à desonra dos pais; à opressão de estrangeiros, órfãos e viúvas;aos sacrilégios e quebra do dia de descanso; à calúnia e à perversidade;à impureza sexual;ao adultério e ao incesto; ao suborno e ganhos ilícitos; à avareza e agiotagem.

Eles haviam se tornado portanto numa escória e não num metal precioso purificado, e por isso seriam fundidos pelo fogo do juízo do Senhor, e não pelo fogo purificador do ourives que separa o que é vil do que é precioso, porque não lhes interessava a eles, fazerem tal separação.

Os sacerdotes violentavam a Lei e profanavam as coisas santas, porque não oficiavam segundo aquilo que a Lei exigia em relação a todos os utensílios, sacrifícios e serviços do templo (v. 26).

Os príncipes (magistrados) davam sentenças de morte injustas para obterem lucro desonesto (v. 27).

Os profetas tinham visões falsas e adivinhavam mentiras em nome do Senhor, sem terem sido chamados por Ele.

O próprio povo em geral usava de opressão, roubo e violência, especialmente contra os pobres e necessitados, e oprimiam os estrangeiros (v. 29).

Vivemos dias semelhantes aos de Ezequiel em que o povo de Deus tem-se corrompido, tem praticado muitas coisas erradas e tem-se distanciado do Senhor.

Estar na brecha é necessário, mas nem todos querem ter esse privilégio. Quando queremos estar na brecha perante a presença de Deus existem algumas coisas a serem observadas para que depois não venhamos perecer. 

O Senhor  procura pessoas dispostas a fazer qualquer coisa por amor e obediência a Ele; “Busquei entre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei.” (Ezequiel 22:30) Quem não esta disposto a fazer coisas pequenas, nunca estará apto para fazer coisas grandes.

Deus procura pessoas que queiram correr alguns riscos; “...e se pusesse na brecha perante mim por esta terra...”. Quando estamos fazendo aquilo que Deus mandou que fizéssemos, muitas vezes vamos correr riscos, pois estar na brecha é tapar buraco, é o buraco da parede que se acertarem o alvo vai atingir você. Muitos podem ser esquecer de você, te acusar, o inimigo pode tentar te destruir, não saia da brecha, pois você se colocou na brecha perante a presença não do homem, mas de Deus.Ele procura pessoas que lutem por uma causa!


Somos restauradores de brechas?

Você está fazendo aquilo que Deus mandou, as coisas parecem dar tudo ao contrário? Pensa em desistir e sair da brecha? Não faça isso, lute por esta causa, pois o Senhor lhe dará vitória, e por você ter se colocado na brecha Deus pode salvar muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...