segunda-feira, 7 de julho de 2014

Visão profética-Ezequiel 10

Lições de Vida

Leitura bíblica -Ezequiel 10
Visão profética

Os capítulos de 8 a 11 de Ezequiel, tratam de um mesmo assunto, isto é, a visão profética que Ezequiel contempla acerca do julgamento de Judá e Jerusalém.

No capítulo 8, o profeta descreve os rituais abomináveis que eram procedidos no templo. No capítulo 9, temos a aniquilação dos ímpios, as punições inevitáveis que se seguiriam devido à apostasia do povo, castigo que seria efetuado por meio do exército babilônico. O capítulo 10, em que há menção do “homem vestido de linho”, refere-se à segunda visão dos querubins.

O texto se detém em apresentar o abandono de Deus a Jerusalém por causa da idolatria praticada pelos judeus.

 Ezequiel teve uma visão do trono de Deus, da sala do trono, com os quatro seres viventes e conheceu que eram querubins. Por ai observamos que Deus não precisa que guardem o Seu trono, mas Ele assim quis para Seu louvor e adoração.

Vemos seres viventes cheios de olhos: o fato de estarem cheios de olhos, enfatiza a capacidade de ver tudo. Ao redor de Deus estão servos capazes de ver tudo o que acontece. Nada escapa ao conhecimento do Soberano Deus.

Os quatro seres viventes nos lembram de outras passagens que descrevem a presença do Deus glorioso. As visões de Ezequiel são especialmente relevantes, pois falam de quatro seres viventes com quatro rostos diferentes, rostos que correspondem às quatro criaturas vistas aqui (Ezequiel 1:5-14).

Ele chama os seres viventes de querubins (Ezequiel 10:9-17) e mostra o papel dele sem defender e levar o trono de Deus conforme a vontade do Soberano. 

Em Ezequiel 10:14, o boi- animais conhecidos por sua força. Homem: A figura do homem acrescenta uma outra característica, juntando à força a inteligência.Águia: Um predador rápido, capaz de localizar e atacar a sua vítima. Asas: Capazes de se locomover, e de transportar o trono de Deus.  

Independente de pequenas diferenças, todas mostram servos de alta posição servindo a Deus, fazendo tudo que ele manda.Estão cheios de olhos: Como as rodas que acompanhavam os querubins em Ezequiel, estes seres estavam cheios de olhos e capazes de ver em todas as direções.

“Esses olhos simbolizam vigilância e inteligência.Mostram que nada pode escapar aos olhos de Deus, uma vez que “ todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele  a quem temos de prestar contas”(Hebreus 4:13). Comentário Bíblico Adventista, pg 667


Podemos nos esconder dos homens, mas jamais vamos conseguir ocultar nossos atos ou pensamentos de Deus. Devemos tomar cada decisão com plena consciência de que Deus está observando, e nos responsabilizará por nossos pensamentos e práticas.

Que Deus nos conceda sabedoria e discernimento  no estudo da sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...