segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Daniel 11 Comentários

Lições de Vida
Leitura Bíblica- Daniel 11
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Avidez por novidades desemboca em especulações esdrúxulas, são interpretações vazias, contrárias à vontade de Deus. Especulações geram sensacionalismo, entristece a Deus e satisfaz a Satanás.

No comentário deste capítulo, o Dr. Jacques Doukhan observa que as primeiras palavras, imediatamente depois do capítulo 10, nos faz voltar ao tempo de Dario quando Daniel recebera sua visão das 70 semanas (9:1). E nos adverte a olhar a mensagem de Daniel 11 com a perspectiva da esperança messiânica.

O anjo Gabriel reconta a história desde Dario (vs. 1-2). Os versículos 3 e 4 se referem ao império da Grécia e, então a profecia faz alusão ao império romano e se concentrará no período que durará até o tempo do fim (vs. 5-45). Este último período descrito como um conflito é o mesmo que engloba o chifre pequeno de Daniel 7 e 8, e os pés de Daniel 2.

O reino do norte,

1.Desafia Deus ao procurar usurpar Seu lugar (vs. 36-37);
2. Profana o Santuário e cancela o sacrifício diário (v. 31);
3. Estabelece-se na terra gloriosa e ataca o pacto santo (vs. 28, 30);
4. Sai do norte como o chifre pequeno (v. 9);
5. Morre da mesma forma que o chifre pequeno (v. 45);
6. Refere-se à Roma na fase religiosa: Igreja Católica Apostólica Romana.

Os últimos versículos (40-45) focam o tempo do fim. Não se referem às organizações terroristas muçulmanas. Em paralelo com Apocalipse 17 e 18 o reino do norte (o chifre pequeno) equivale à grande Babilônia. O faraó do Egito aponta para a resistência a Deus. Assim, os reinos do norte e do sul demonstram a união total de todas as forças do mundo, religiosas e politicas, contra Deus: O Armagedom.

Note o resumo do Dr. Alberto Treiyer:
1. Rei do Sul: Egito, o poder secular que nasceu com a revolução francesa;
2. Rei do Norte: Babilônia, é Roma e todos os poderes religiosos que no fim se unem a ela em pontos comuns (ecumenismo).

O Armagedom é a luta entre ser fiel a Deus ou ao homem. Enfim, a humanidade toda se unirá aos poderes mundiais para combater a Deus e a Seu povo; porém, Deus intervirá e salvará Seu povo. Jesus virá como Rei dos reis. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...