quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ezequiel 41

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Ezequiel 41
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Deus sabe tudo sobre tudo. Ele é pós doctor em toda matéria; seja desenho, arte, engenharia, arquitetura, etc. Não tem o que Ele não conheça melhor até que especialistas. Orgulhosos de sua formação deveriam conhecê-lO, a fim de serem humildes.

Todavia, não é a habilidade divina que destacarei desta visão de Ezequiel sobre o templo... Veja os detalhes, os mínimos detalhes; os quais escondem preciosas lições, com mensagens oportunas. Perceba que há medida de cada parte do templo, inclusive dos móveis e paredes, até mesmo de desenhos pintados no templo. Leia sobre os desenhos:

Assim diz o Senhor: “Acima da entrada externa para o santuário interno e na parede, a intervalos regulares, em toda a volta do santuário externo, havia querubins e palmeiras entalhados em sequencia alternada. Cada querubim tinha duas faces: uma face humana, voltada para a palmeira à direita, e uma face de leão, voltada para a palmeira à esquerda. Estavam em relevo ao redor de todo o templo. O querubim e a palmeira estava em relevo desde o piso até a altura da porta, na parede do santuário externo” (vs. 18-20 AM; cf. vs. 25-26).

Há quem alega que figuras, desenhos, etc. na igreja equivalem à quebra do segundo mandamento que proíbe imagens e esculturas. Porém, nota-se que, nos detalhes divinos para Seu ideal de templo, Ele mesmo se preocupara em ornamentá-lo com grandes desenhos. Contudo, tais desenhos (ou imagens entalhadas nas paredes e portas) não destinavam à adoração, invocação ou intercessão.

Deus se preocupa com estética, aprecia beleza. O erro é dar valor excessivo à estética mais que a Deus. Pecado é substituir a adoração devida a Deus para adorar objetos, desenhos, imagens e esculturas. O desequilíbrio está em venerar imagens e desenhos esculpidos.

Além da estética, os desenhos ornamentais no templo têm significados ilustrativos. Eram lembretes espirituais e morais de que seres celestiais, inclusive Deus, se fazem presente na casa de culto. Precisamos, hoje, ter sempre em mente que Deus sempre se faz presente, Sua casa é um lugar sagrado. Os detalhes desta visão nos ensinam essas lições.

Não é errado adornar a casa de Deus com cortinas, vasos, flores, gravuras, etc. Errado é não reconhecer Sua presença em Sua casa e não adorá-lO devidamente. Pense nisso!
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...