sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oséias 3 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Oséias 3
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

“Comece tudo de novo. Ame sua esposa de novo, sua esposa que está na cama com o namorado mais recente, sua esposa infiel” (v. 1, AM). São tão fortes estas palavras de Deus a Oseias que alguns a minimizam alegando que Deus nunca pediria isso a um profeta.

“Não há dúvida nenhuma de que Deus aqui descreve a mercê que promete aos israelitas um tipo ou uma visão: pois são por demais toscos em seus conceitos os que acham que o Profeta casou-se com uma mulher que fora prostituta” – escreveu Calvino. Prefiro ser tosco antes que comece a ter dúvidas da historicidade de Jonas. Prefiro acreditar no “Assim diz o Senhor”.

Se o fato de Deus pedir ao profeta casar-se com uma prostituta é ser tosco, o que dizer de Deus relacionar-se fielmente com pessoas como nós, comparadas por Ele à prostituta? Pecador casar-se com prostituta até é tolerável; mas, o santo Deus amando pecadores perversos, ingratos e interesseiros como nós? – Só pela graça; e..., que graça!

Concordo com o teólogo Paul R. House quando declarou que, “desde o início, o casamento de Oséias com Gômer demonstra a graça e o amor imensurável e perdoador que [Deus] tem pelo povo escolhido”. Esse amor por nós, pecadores, é tão real quanto o casamento de Oseias com Gômer, a prostituta.

Não agimos com Deus como ela agiu com Oseias? “Ela é infiel, ingrata, sem compaixão, sem discernimento. Ela é inconsequente tanto quanto adúltera”, diz House. Porém, Deus nos ama como pediu que Oseias a amasse: “Ame-a do jeito que eu, o Eterno, amo o povo de Israel” (v. 1).

Após ter-nos de volta, Deus nos diz:
Chega de prostituição, chega de dormir com qualquer um por aí!
Você vai morar comigo e eu vou morar com você (v. 3).

Deus nos aceita! Ele anseia que você volte de onde está, por mais arruinado que estejas. Ele quer te restaurar (vs. 4-5), para que estejas “pronto para o desfecho da história de Seu amor”.

Não ignore esse amor! Não despreze o comprometimento do Senhor! Aceite-O como teu Salvador pessoal. Por amor e graça, o Filho de Deus entregou-se na cruz, para nos libertar de nossa desgraça.

Ele pagou caro para que correspondamos com Seu amor!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...