sábado, 30 de agosto de 2014

Oséias 4 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Oséias 4
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

A falta de amor e verdade evidencia ausência de conhecimento correto de Deus, uma vez que tanto a verdade quanto o amor têm suas raízes no real conhecimento dEle.

Tanto quanto trevas resultam de falta de luz, erros resultam da falta da verdade, que é uma consequência da falta de Deus na sociedade. Paul R. House amplia esse princípio: “Oseias 4.1-3 é breve, contudo faz uma declaração abrangente da culpa de Israel e do castigo que vem sobre toda a terra com todas as suas criaturas... Faltam a Israel fidelidade, amor e conhecimento de Deus; isso leva à mentira, ao assassinato, ao roubo e ao adultério (4.1,2)”.

Então, tendo em vista a Palavra de Deus, o que falta à nossa sociedade onde prevalece a mentira, o assassinado, o roubo e o adultério? Falta fidelidade, amor e conhecimento de Deus!

House ainda diz: “A terra pranteia enquanto seus administradores cometem um pecado atrás do outro (4.3). A rejeição de Deus a favor de outros deuses conduz a um comportamento dissoluto. A quebra do primeiro mandamento conduz à quebra dos demais... Deus põe a nação toda debaixo da condenação. Os sacerdotes trocam a glória de Deus pela idolatria, e a nação segue seu exemplo (4.4-9)”. Que triste realidade!

A idolatria conduz à imoralidade, isso atrai o juízo divino (vs. 10-19). A busca pela sensualidade aumenta quando se deixa de buscar a Deus. Isso é idolatria do próprio corpo. Nos dias atuais a sensualidade talvez seja ainda mais intensa que nos dias de Oseias. Como acontecia entre os filhos de Israel, hoje prolifera até na igreja: Muitos não conhecem a Deus ainda que Seu nome esteja sendo mencionado.

Atenção, todos...! Mensagem do Eterno! [...]
“Ninguém é fiel. Ninguém ama. Ninguém sabe coisa alguma a respeito de Deus. Ficam xingando, mentindo, matando e roubando; o sexo é desenfreado; é pura anarquia; é assassinato atrás de assassinato! E, por causa disso, até a terra chora...” (vs. 1-3 AM).

Deus diz ao Seu antigo povo: “Israel é mula teimosa. Como Eterno vai poder conduzi-lo como uma ovelha para o pasto?” Então, o juízo virá: “O redemoinho os prendeu com suas garras. Seu culto ao sexo, afinal, os torna impotentes” (vs. 16, 19).

Seria uma mensagem para nosso tempo?
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...