domingo, 14 de setembro de 2014

Lições de Vida -Amós 2 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Amós 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Deus não toma nenhuma atitude sem comunicar. Deus não age sem avisar. Sua reação não é impensada, sem amor e sem compaixão. Ele não só avisa o que vai fazer, bem como também explica o porquê de suas atitudes.

No primeiro capítulo de Amós isso é bem visível, no segundo também. No primeiro capítulo, Amós proclama o julgamento de quatro nações; no segundo, mais três são alvos de suas profecias: Moabe, Judá e Israel. Nem o povo de Deus fica de fora do juízo. A ira divina se manifesta contra todo tipo de pecado de todas as nações.

1. Por que Deus reagiu contra os moabitas? (vs. 1-3) Eles profanaram túmulos, um ato de desrespeito aos mortos. Como assim? Eles não ofereceram enterro honroso ao rei de Edom (veja II Reis 3:26-27). Deus não tolera a falta de respeito com ninguém, mesmo morto. Por isso, as cidades moabitas seriam queimadas e seus habitantes, escravizados. Apenas consequências de suas atitudes.

2. Por que Deus reagiu contra os judeus? (vs. 4-5). Eles rejeitaram Sua santa Lei, não andaram segundo a vontade divina; preferiram seguir as tradições religiosas de seus pais. Deus não tolera religião falsa, rituais inventados pelo pecador, atitudes religiosas sem fundamento bíblico. Por isso Jerusalém ficaria em ruínas.

3. Por que Deus reagiu contra os israelitas? (vs. 6-16). Eles manipularam a justiça com balanças desonestas, humilharam e ignoraram aos necessitados, pais e filhos dormiam com a mesma mulher, participavam de festas religiosas com roupas roubadas, e, fizeram os nazireus pecarem oferecendo-lhes bebidas alcoólicas. Deus não tolera suborno, crueldade, imoralidade, hipocrisia, más influências. Por causa disso os israelitas gemeriam como uma carroça velha carregada e serão derrotados pelas consequências de seus pecados.

O povo de Deus, Judá e Israel, sofreria muito mais que as outras nações? Na verdade, o povo de Deus deve ser uma influência poderosa contra as fortes marés do pecado. Quando a igreja não cumpre sua missão, o mundo invade a igreja, e a sociedade padece.

Portanto, se você é povo de Deus:
1. Peça perdão por tua negligência e indiferença;
2. Peça o poder do Espírito Santo para cumprir a missão;
3. Peça habilidades para exercer poderosa influência sobre as nações.

Tome uma atitude ousada: Deus conta com você!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...