terça-feira, 7 de outubro de 2014

Habacuque 1 Comentários de Audrey Andersson

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - Habacuque 1
Comentários  de  Audrey Andersson

O livro de Habacuque é único porque mais do que um livro de profecias, ele registra um diálogo entre o profeta e Deus. Habacuque está tentando entender o que ele vê e Deus responde ao seu sofrimento. No entanto, isto não deve ser considerado apenas como um diário pessoal. Habacuque verbaliza as preocupações das pessoas piedosas de Judá que estão tentando compreender e conciliar o que elas veem acontecendo ao seu redor com o seu conhecimento de Deus como o Soberano que está no controle de todas as coisas.

Nos versos 2-4 Habacuque expressa indignação com a violência e a injustiça existente ao seu redor em Judá. Ele não está falando sobre as nações vizinhas, mas acerca do que ele vê entre o povo de Deus, onde estas coisas não deveriam acontecer. Parece que ele tem orado muito, pois no v. 2, ele diz: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças?” (NVI).

Deus responde nos versículos 5-11 dizendo a Habacuque que Ele está no controle e usará os babilônios para punir o povo de Judá. Habacuque entende que os babilônios são agentes do juízo divino, mas ele reluta em aceitar o conceito de que Deus use uma nação ainda mais perversa para punir Judá. No versículo 13, ele pergunta por que um Deus justo e santo permite que o mal floresça.

Ao nos aproximarmos do fim da história da Terra, as perguntas feitas por Habacuque são semelhantes às que nos fazemos hoje. À semelhança do profeta, temos orado a Deus para que Ele intervenha e ponha fim à dor, ao sofrimento e ao mal que nos sobrevêm de todos os lados.

Da mesma forma que Deus não estava indiferente ou inativo na época de Habacuque, Ele não está indiferente ou passivo hoje. Depositemos nEle toda a nossa confiança, pois Ele colocará um fim à história do pecado e nos libertará deste mundo mau, conforme prometeu./Audrey Andersson
Secretária Executiva da Divisão Trans Europeia


http://www.palavraeficaz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...