sábado, 21 de fevereiro de 2015

Atos 23 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Leitura Bíblica- Atos 23
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Contra teoria pode-se questionar; todavia, contra fatos, não há argumentos. Falar do que Deus fez em nós não abre margem para dúvidas. Revelar um comportamento transformado é um fortíssimo argumento ao cristianismo impossível de ser questionado.

Desta vez Paulo apenas introduziu seu testemunho no Sinédrio e, logo em sua frase de abertura, declarando consciência limpa diante de Deus, o sumo sacerdote ordenou que lhe desse bofetada na boca (vs. 1-2).

Em vista disto, Paulo fez profecia (v. 3). Ele “declarou a hipocrisia de Ananias, um explorador do povo e fantoche dos romanos. Por sua ação, Paulo pôs em dúvida o direito desse tipo de pessoa ser sumo sacerdote em Israel” (Walter Scragg).

Qual o fim de Ananias frente a profecia de Paulo? “Ananias foi assassinado em 66 d.C. Referiam-se como ‘Parede branqueada’ [...] metáfora adequada para o hipócrita sumo sacerdote que violou a lei judaica ao mandar açoitar Paulo mesmo antes que se provasse a sua culpa” (Merril F. Unger).

O erudito Paulo tinha grandes destrezas e habilidades com palavras:

1. Provavelmente ele sabia que Ananias era sumo sacerdote, mas a postura dele não parecia. Por isso, disse: “Não sabia, irmãos, que ele era sumo sacerdote” (vs. 4-5).

2. Ele conhecia crenças dos grupos que o acusavam, então, falou sobre ressurreição. Consequentemente houve dissenção entre fariseus e saduceus, e dividiu-se a multidão (vs. 6-10).

A confusão gerada quase levou Paulo a ser despedaçado. Sim, a vida do cristão não parece mesmo a um parque de diversões; longe disso, é um ferrenho campo de batalhas.

Contudo, Deus cuida, protege e preserva a vida daqueles que se dispõe a viver para propagar Seu reino aqui neste mundo corrupto (v. 11). Deus não deixa o erro prevalecer. Ele usa diversos meios e recursos que jamais imaginamos (vs. 12-35).

“Na noite seguinte, o Senhor apareceu a Paulo e lhe disse que tivesse coragem. Assegurou-lhe que ele também seria o Seu porta-voz em Roma. Isso deve ter trazido grande alegria para Paulo” (Scragg).

Lições:
1. Deus cuida de Seus servos fieis e destemidos;
2. Deus motiva e incentiva Seus servos no que devem fazer;
3. Deus conforta, consola e fortalece promovendo satisfação ao coração na hora da aflição!

Ao testemunhar de Deus Ele estará com você. Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...