quinta-feira, 5 de março de 2015

Romanos 7 Comentários Pr. Heber T. Armí

Lições de vida

Lições da Bíblia-Romanos 7
Comentários Pr. Heber T. Armí 


Quem é você? Como você tem agido? Você acha que Deus se importa com teu comportamento? O que é importante para a salvação?

“Eis um homem que tentava obter a santidade por meio de esforços pessoais; lutava com todas as forças para cumprir o mandamento ‘santo, e justo e bom’ de Deus (v. 12), só para descobrir que quanto mais ele se esforçava pior ficava sua situação. Estava travando uma batalha perdida, como não é de surpreender, pois não está ao alcance da natureza humana decaída conquistar o pecado e viver em santidade” (Henry Foster).

A salvação, na Bíblia, exige obras, mas nunca obras maculadas, egoístas e cheias de orgulho da pervertida raça humana carcomida pelo pecado. As únicas obras válidas são as de Cristo; assim, independentes das obras de Cristo não há salvação.

1. A lei tem função, mas nunca de salvar o pecador. Ela deve revelar quão horrível é nossa situação desprovida de um Salvador (vs. 1-5);
2. A lei acusa, condena o pecador com seu pecado; a sentença é a morte. A única forma de livrar-se desta culpa é morrendo para o pecado e para a lei, a fim de que Cristo reine onde reinava o pecado (vs. 6-13);

3. A presença de Cristo no crente gera uma disputa com a vontade da natureza carnal. Surge conflito entre o certo e o errado quando se decide abandonar ao pecado (vs. 14-25).

Lei, obediência, rituais, fé, doutrinas, cerimônias, procissões, penitências, nada resolve o problema humano. Paulo declarou exausto: “Já tentei de tudo, mas nada resolve. Já não aguento mais”.

Então, ele pediu socorro: “Não há alguém que possa me ajudar?”

“A resposta, graças a Deus, é que Jesus Cristo pode e me ajuda. Ele agiu para consertar as coisas nesta vida de contradições com a qual quero servir a Deus de todo o coração e mente, mas sou puxado pela influência do pecado, e acabo fazendo o que não desejo” – explicou Paulo.

Não seria essa a nossa realidade também? Não vivemos uma tensão entre certo e errado? Estamos exaustos de tanto tentar, sem nunca acertar?

“O que os pregadores se esqueceram de dizer é que a salvação está ligada ao relacionamento e não ao comportamento” (Neumoel Stina).

Não perca amanhã! 

Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:



Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...