terça-feira, 14 de abril de 2015

Gálatas 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Gálatas 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Se existe tema simples de entender é o Evangelho; todavia, a maioria não o entende. Satanás faz de tudo para que ninguém o entenda, e, tenta desviar quem já o entendeu. Se até o apóstolo Pedro caiu em armadilhas diabólicas, não estamos livres de cair também? Abramos nossos olhos!

Satanás impele de um extremo a outro, forçando assim, o desequilíbrio. Uns partem para a libertinagem, crendo ser liberdade em Cristo; outros, descambam para o legalismo, crendo colaborar com sua salvação. Cuidado!

• A primeira parte do capítulo revela que o evangelho proclamado por Paulo não difere em nada do evangelho proclamado pelos onze apóstolos. Ele não foi apenas bem ensinado por Cristo, como aprendeu direitinho a ponto de repreender Pedro em sua postura inadequada de cristão (vs. 1-14).

• Na segunda parte, Paulo corrige distorções quanto ao evangelho, as quais surgem com tanta facilidade na igreja quanto ervas daninha num belo jardim (vs. 15-21).

Ser cristão não é ser conduzido, como diz Eugene Peterson, “ao curral de regras e regulamentos religiosos”. Cristianismo é liberdade, a qual “é um dom delicado e sutil, facilmente deturpado e muitas vezes desperdiçado” (Peterson). Satanás está sempre desviando os salvos do caminho do Céu.

O evangelho não é seguir regras, muito menos tradições. É seguir Jesus, uma pessoa, o que envolve relacionamento.

Paulo foi enfático: Sabemos “que ninguém pode agradar a Deus por esforço próprio [...]. Isso nunca acontecerá por praticarmos o bem [...]. Se eu tentasse ser justo praticando o bem, estaria reconstruindo aquilo que destruí. Estaria agindo como um charlatão” (vs. 16-18).

Tem mais...
“Não está claro que [...] guardar regras e agradar os outros é abandonar a nova vida de relacionamento com Deus? [...] Se é possível ter um relacionamento vivo com Deus apenas guardando regras, Cristo morreu em vão” (v. 21). Impressionante!

O cerne do cristianismo está no versículo 20:
1. O pecador morre, é crucificado com Cristo – já não vive mais;
2. Cristo passa a viver em seu lugar, a vida de Cristo passa a reger tudo.
3. Pela fé, confiança!

Obedecer para salvar-se implica desprezar Cristo. Mais que não fazer nada, o pecador precisa morrer para que Cristo viva através dele...

...Amigo leitor... substitua o evangelho falso pelo verdadeiro. Depois, anuncie-o ao mundo

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...