sábado, 16 de maio de 2015

1 Timóteo 6 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- 1 Timóteo 6
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Bons relacionamentos são essenciais para o bom funcionamento da igreja – o diabo sabe disso. Por ele colocar “bodes”, “cabritos” e “lobos” dentro da igreja, é fundamental que orientações espirituais não sejam apenas dadas, mas devidamente praticadas.

Seguir as orientações de Deus impede o diabo ditar suas regras no corpo de Cristo. Então, vamos conhecê-las e aplicá-las, sem jamais negligenciá-las. Veja aqui orientações para lidar com os...

• ...servos, escravos/funcionários e patrões/senhores (vs. 1-2);
• ...encrenqueiros, briguentos, arranjadores de confusão, rebeldes (vs. 3-5);
• ...ricos, amantes do dinheiro, afortunados financeiramente, materialistas (vs. 6-19);
• ...cultos, entendidos, intelectuais, doutores e grandes da sociedade (vs. 20-21).

“O mundo se modificou em muitos aspectos desde o tempo de Paulo, mas não a natureza humana; por isso os desafios atinentes às relações humanas continuam sendo os mesmos. Nossas atitudes e decisões são tão importantes para a nossa espiritualidade como eram as dos cristãos primitivos” (Donald H. Thomas).

Na verdade, estas instruções de Paulo são aspectos do efeito prático do evangelho na vida humana e na sociedade. Deus quer pessoas transformadas. Deus quer na Sua igreja pessoas que resolvam ou evitem problemas, não causadores de contendas.

É sabido que existem três tipos de pessoas:
1. As que causam problemas;
2. As que espalham, divulgam e aumentam os problemas; e,
3. As que resolvem os problemas.

Em qual destes três pontos você se encontra? O cristão maduro é apascentador, apaziguador, paciente e reconciliador. É isso que Paulo fazia e estimulou ao jovem pastor Timóteo e a nós fazer o mesmo.

Tanto escravos/servos/funcionários quanto senhores/patrões, ou, pobres, ricos ou cultos, se aceitaram, de fato a Cristo, devem dar testemunho eloquente da pureza e excelência do evangelho em todo momento e lugar.

Os falsos mestres, proclamadores de heresias, arrogantes, briguentos, rebeldes, encrenqueiros, ambiciosos/gananciosos, todos devem converter-se. Devem deixar-se influenciar pelo poder transformador do evangelho e permitir que Cristo os transforme a tal ponto de refletirem o Seu caráter.

Conforme a conclusão desta carta de Paulo, quem serve a Deus necessita “correr atrás de uma vida justa... de contemplação, fé, amor, perseverança, cortesia”.

Portanto, “guarde o tesouro que recebeu... Evite a religião de aparências e a confusão praticada pelos que se denominam sábios. Pessoas enredadas em muita conversa podem perder a essência da fé”.

Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...