domingo, 24 de maio de 2015

Filemom 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  
 Leitura Bíblica- Filemom 1

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Ainda adolescente, anotei estas perguntas à margem de minha Bíblia na página deste minúsculo livro bíblico:
• Por que a carta a Filemom foi canonizada?
• Qual sua relevância à humanidade na atualidade?
• Qual sua contribuição aos outros 65 livros da Bíblia?

Com amadurecimento bíblico percebi que tem verdades que encontradas nesta pequenina carta que não se encontra com a mesma vivacidade nos outros 1189 capítulos.

Chamada de recado ou bilhete estas 335 palavras ensinam-nos que o evangelho exerce poder em nossa rotina da vida, fora da igreja. Ser cristão na igreja é fácil, mas fora dela, principalmente no trabalho e em casa, é difícil.

• Filemom era um proprietário de escravos, dono de terras, portanto, um homem rico; o qual aceitou o evangelho proclamado por Paulo.

• Onésimo era um escravo fugitivo de Filemom, preso pelos romanos, que se encontrou com Paulo na prisão e o evangelizou; ele aceitou a Cristo em sua vida como fizera Filemom.

• Paulo escreve a Filemom para relatar o encontro com seu escravo, sua conversão e então, rogar, em nome do amor, o perdão e aceitação do escravo (o qual deveria morrer, segundo as leis romanas), como um irmão, membro da família de Deus.

Ocupando-se de um incidente doméstico, a cartinha revela que o evangelho afeta a vida por inteira, e, destaca a importância do cristianismo na resolução dos problemas sociais e relacionais.

O pecado afasta pessoas, o evangelho aproxima. O pecado promove desigualdade, o evangelho causa a igualdade. O perdão restaura relacionamentos.

Além disso, sintetizamos mais algumas preciosíssimas aplicações à vida:

1. Paulo é exemplo máximo de um perseguidor sanguinário que converteu-se e tornou-se cristão movido pelo amor do Senhor. Esse amor é mais nítido nesta sua carta do que em qualquer outra. O cristão convertido ama, lida com sabedoria com os problemas, aborda as pessoas com tato e bondade; objetivos são alcançados não pela autoridade, mas pela eloquência do amor (vs. 1-14).

2. Deus opera em toda e qualquer situação, Ele tem poder de transformar um escravo inútil em um irmão útil, Ele providência tudo para restaurar quem quer que seja (v. 15).

3. O evangelho transforma vidas, resolve problemas, liberta da culpa, alcança famílias, escravos e patrões, oferece perdão e promove reconciliações.

Busquemos esse evangelho. Este é verdadeiro!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...