sexta-feira, 26 de junho de 2015

3 João Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-3 João
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Saber proceder como cristão é desafiador quando nem todo cristão age de fato como cristão... Contudo, após examinar as três cartas de João será fácil decifrar como realmente é um cristão! Principalmente esta última!

Esta terceira carta oferece-nos dois excelentes exemplos, de um líder e de um membro da igreja; além desses, há também um péssimo exemplo revelando certos tipos de cristãos que não se devem seguir, mas cuidar com sua influência destrutiva.

O apóstolo João escreve a Gaio, um líder “cristão coerente”; fala sobre “Diótrofes, o contraditório e egocêntrico; e Demétrio, pessoa elogiável” (Jonathan Gallagher).

Hernandes Dias Lopes destaca Gaio como um homem abençoador (vs. 1-8); Diótrofes, um homem arrogante (vs. 9-10); e, Demétrio, um homem exemplar (vs. 11-15).

1. De Gaio aprendemos que o líder cristão deve ministrar com amor à igreja de Cristo. O líder espiritual deve ser amável, atencioso e bondoso; e, a alguém assim se deve desejar saúde e sucesso para que continue dando muito mais testemunho impactante da alegria de viver por Cristo;

2. De Diótrofes aprendemos o que o cristão verdadeiro não faz. Sim, tem cristãos falsos nas igrejas cristãs; eles existem para contaminar, arruinar e destruir a verdadeira religião. Eles aliam-se ao diabo, rejeitam autoridades instituídas por Cristo e ignoram verdades inspiradas. Atrapalham os planos evangelísticos. São orgulhosos. Rebeldes. Suas palavras revelam arrogância. São ditadores, cegos, surdos e frios. São egoístas! Afirmam serem cristãos, mas vivem como se não fossem.

3. De Demétrio aprendemos a ser cristão calmo e exemplar. Ela dá bom testemunho. Isso é evidente pelo que as pessoas de fora da igreja dizem, no que os líderes da igreja afirmam e na coerência com a verdade revelada na Bíblia.

Conquanto tenha de tudo na igreja, não devemos ser interesseiros, ambiciosos, dominadores e orgulhosos; mas sim caridosos, amorosos, humildes, atenciosos e fieis à verdade divina.

Na igreja tem gente boa e ruim. Tem quem presta e quem não presta. Embora a igreja seja um hospital de pecadores, nem todos tomam corretamente a medicação divina que resulta em libertação do pecado e em plena salvação.

João oferece-nos três exemplos de vida. A do líder coerente, a do crente exemplar e a do crente incoerente. Quais características você precisa abandonar, e, quais possuir?

Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...