terça-feira, 16 de junho de 2015

I Pedro 4 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- I Pedro 4
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

O sofrimento do cristão por fazer o bem dura no máximo uma vida limitada, contudo, terá a eternidade para viver no Céu sem nenhum sofrimento. E, neste curto período, o cristão tem Deus para lhe fortalecer; assim, na esperança futura encontramos forças em Deus para viver o presente (v. 10).

Para Pedro, o sofrimento na vida cristã é real. Por isso, em sua curta carta ele “escolheu palavras com cuidado, sabendo que somente o que era verdade eterna serviria. No pequeno espaço de cinco capítulos ele encaixa uma grande quantidade de ensino cristão fundamental” (Leon Morris).

Neste capítulo conclusivo Merril F. Unger o divide assim:
1. A volta do Senhor e o dever cotidiano (vs. 1-5):
• O dever dos presbíteros;
• O dever dos jovens.

2. A volta do Senhor e a maturidade cristã (vs. 6-11):
• Cultivando a maturidade com respeito a...
a) Deus: humilhar-se em plena submissão, confiar que Deus exaltará no momento certo e, entregar a Ele todas as preocupações;
b) Satanás: ser sóbrio e estar alerta, resistir-lhe firme na fé.
• Vivendo a maturidade.

3. Saudação final (vs. 12-14):
• Testemunho pessoal do apóstolo;
• Saudações finais.

Jesus deixou pastores em Sua igreja; todavia, Ele é o Pastor dos pastores. Jesus é o Supremo pastor que logo Se manifestará nas nuvens do Céu para buscar os membros de Sua igreja que sofrem neste mundo de pecado. Mas, cuidado! observe as características dos pastores de Cristo para não ser pastoreado pelos pastores do diabo (vs. 1-4).

Deus não tolera/suporta/gosta dos orgulhosos/arrogantes/egoístas. Ele gosta mesmo é dos humildes. Enquanto os primeiros serão humilhados, os segundos serão exaltados. “Cristo toma as pessoas menos promissoras e as transforma em santos de Deus” – diz Leon Morris. Os humildes serão exaltados quando elevados até o Céu, livres do mal e do pecado (vs. 5-6).

O diabo existe e não está num lugar distante chamado inferno esperando os rebeldes quando morrem. Ele está ao lado de cada cristão o tempo todo como um leão faminto desejando devorar sua presa; portanto, é preciso vigiar, resistir-lhe na fé e então ele fugirá derrotado (vs. 8-9).

Enfim, substitua a ansiedade pela confiança em Deus, pois em tudo Ele tem a última palavra; Ele cuida dos que Lhe pertencem.

Reaviva tua confiança nEle!
Imagens do Google
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...