sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Ester 8 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Ester 8
 Comentários do Pr. Heber Toth Armí


Deus usa quem Ele quiser. Ele sabe quem está disponível. Estar disposto a cumprir Seu propósito, é isso que importa. Ele vai preparar-nos para o que precisar a fim de realizar uma obra especial aqui na Terra.

Muitos enxergam Ester como uma mulher perfeita, uma rainha quase deusa. Se negligenciarmos o todo de sua história, defenderemos o que queremos, não o que Deus revelou. Veja esta revelação neotestamentária:
“Não há ninguém vivendo como deve, nem um sequer;
Ninguém entende, ninguém presta atenção em Deus.
Todos eles erraram o caminho;
Todos estão vagueando sem rumo.
Ninguém está vivendo de maneira correta,
E não creio que há quem o consiga
[...]
São eternos concorrentes ao prêmio de ‘pecador do ano’
E emporcalham a terra com sofrimento e ruína...” (Romanos 3:10-18).

A totalidade do livro de Ester mostra-nos Deus tomando um povo derrotado/sofredor e transformando-o em vencedor; pessoas improváveis, em instrumento de Sua graça.

Observe outros instrumentos de Deus: “Adão falhou no primeiro teste, Noé ficou bêbado, Abraão expôs a esposa em perigo para salvar a própria pele, Jacó era um enganador, Moisés matou um homem achando que era por uma boa causa, Gideão era medroso, Davi era adúltero, Sansão tinha problemas de lascívia e pavio curto, Salomão casou-se com mulheres idólatras, Elias era depressivo, Jonas fugiu da missão, Tiago e João disputavam a melhor posição no reino, Pedro negou a Jesus, Paulo era perseguidor dos cristãos” (Marcos de Benedicto).

Assim como estes, Ester e nem Mordecai eram perfeitos. Porém, onde abundou o pecado superabundou a graça. Se olharmos somente a graça divina em Ester, perderemos seu verdadeiro valor, não extrairemos aplicações corretas nem seremos fieis à revelação.
• Apesar de ter omitido sua origem, a providência fez com que Ester assumisse ser judia: Deus graciosamente agiu e fez uma reviravolta em sua vida e na vida de seu povo (vs. 1-17).
• Apesar do início imoral nos primeiros capítulos, Deus agiu de forma sobrenatural para revelar Sua existência quando Seu povo não testemunhara como deveria. Por causa do que Deus fez através de instrumentos imperfeitos, muitos estrangeiros temeram e converteram-se ao judaísmo (v. 17).

Nenhum instrumento de Deus foi perfeito! Não importa quem você foi/é, Deus quer te preparar para te usar! Somente esteja disponível!
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí /
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...