domingo, 13 de novembro de 2016

Salmo 13 Comentários Pr Heber Toth Armí

Salmo 13
Comentários Pr Heber Toth Armí

Davi era forte, ousado e corajoso; além disso, ele era um fervoroso crente, dedicado a Deus e bondoso até com os injustos e implacáveis como Saul.

Todavia, às vezes, ele (1) “tinha a impressão de que Deus havia se esquecido dele”, (2) “considerava-se separado do favor de Deus”, (3) “sua alma sofria depressão profunda diariamente”, e, (4) “sofria a humilhação constante de pertencer ao lado que estava perdendo”, conforme sintetizou William MacDonald.

Você já se sentiu como Davi? Mesmo sendo fiel a Deus, você precisou lidar com tais sentimentos? Então, continue lendo atentamente ao que a mensagem deste Salmo tem para fortalecer tua alma, reorientar teus pensamentos e dar rumo certo a teus sentimentos.

• Às vezes Deus nos permite passar por injustiças e sofrimentos prolongados, para que reconheçamos nossa gritante fragilidade e reconheçamos o quanto carecemos de ajuda sobrenatural de um Deus paternal (vs. 1-2).
• Sempre será bem melhor orar a Deus do que murmurar aos homens, clamar pela atenção divina do que reclamar diante da multidão perdida (vs. 3-4).
• Confiar em Deus apesar de não perceber Sua presença e atuação conforme almejamos nos motivará a cantar e a celebrar ao Deus que ouve e atende as orações dos aflitos (vs. 5-6).

Foque mais tua atenção... Considerando que “Deus deu prova ampla para a fé, [e] nunca removeu toda desculpa para a descrença. [E que] todos os que buscam ganchos em que pendurar as suas dúvidas, encontrá-los-ão” como disse Ellen G. White, é sábio agir pela fé como fez Davi neste Salmo.

Este salmo está permeado de emoções, Davi começa falando de seus sentimentos negativos: Angústia, perturbação, aflição, frustração, medo, etc. (vs. 1-4); e termina expressando alegria por confiar num Deus real, que assiste ao moribundo sofredor. Por isso, ele canta e adora com todo entusiasmo (vs. 5-6).

A mudança de sentimento se dá pela prática intensa da oração sincera, a qual expõe tudo o que vai no mais profundo do coração sem esconder nada de Deus. Orar é também desabafar com Deus. É despejar a Seus pés todo peso que aflige nossa alma. É esvaziar-se de tudo o que não presta, para Deus nos preencher com sentimentos positivos.

Antes que as dúvidas nos sufoquem, devemos sufocar nossas dúvidas com a fé! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...