sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

SALMO 46 – Comentários Pr. Heber Toth Armí

SALMO 46 –
Comentários Pr. Heber Toth Armí

Ler sistemática e corretamente a Bíblia traz ânimo, confiança, inspiração e fé aos cristãos em todas as gerações e circunstâncias.

O salmista apresenta-nos um Deus sem igual, do qual nós tanto precisamos neste mundo mal:

1. “Deus é o nosso abrigo seguro e esconderijo, sempre pronto a nos socorrer” (v. 1).
2. “O Deus que lutou com Jacó luta por nós, o Senhor dos Exércitos de Anjos nos protege” (v. 3, 7, 11).
3. Onde Deus mora “as ruas são seguras, com Deus a seu dispor desde o amanhecer” (v. 5).

Este Salmo é “hino de louvor, ou canto de Sião, que inspirou a Lutero seu Ein feste Burg ist unser Gott [Castelo forte é nosso Deus]. O Salmo tem uma clara estrutura em três estrofes, cada uma das quais termina com um estribilho: Com Deus como refúgio não há o que temer [vs. 4, 8, 12]. A segunda estrofe destaca a presença de Deus em Sião, que a defende das nações; na terceira estrofe se convida à assembleia a considerar as ações de Yahweh e cita Seu oráculo de supremacia [v. 11]” (Roland E. Murphy).

“Acredita-se que o contexto histórico do salmo é o livramento miraculoso de Jerusalém quando a cidade foi cercada por Senaqueribe, da Assíria (2Rs 18:13-19:35; Is 36:1-37:36). Nessa ocasião, o povo de Judá experimentou a presença de Deus de modo singular, daí o salmo celebrar louvores a Ele como Emanuel, Deus conosco” (William MacDonald).

Inspirado pelo Espírito Santo e escrito por homem sob a Sua regência, o salmo fala ao nosso coração neste século XXI:

• Em tempo de perseguição, catástrofes naturais, crises econômicas, guerras, etc. Deus confortou com este salmo o coração dos fieis e conforta ainda hoje.
• Diante de situações aflitivas, diante da morte de um ente querido, enfrentando a dor de uma tragédia ou esmagado pelo sofrimento de um acidente, as palavras de Salmo aplicadas pelo Espírito Santo são capazes de fazer o que nenhum calmante químico faz.
• O Deus que operou no passado é o mesmo que atua no presente, temos coleções de coisas boas que Ele nos fez, assim confiando nEle, poderemos ter mais e maiores motivos para louvá-lO!

A presença divina em nossa vida faz total diferença! Confiemos nEle para depois louvá-lO! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...